Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO: A DIFICULDADE DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE UMA CRIANÇA.

Palavra-chaves: AFETIVIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: É necessidade psicológica humana estabelecer vínculos afetivos com as pessoas. A afetividade é um fator importante no processo ensino-aprendizagem, principalmente quando fatos marcantes na vida do indivíduo ocorrem vindo prejudicar esse processo. Este trabalho é decorrente de uma prática de estágio numa escola municipal da cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba, de alunos do curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria. Tendo como objetivo observar uma turma de alunos do primeiro ano do ensino infantil de forma sistemática, focando numa particularidade apresentada frente a uma possível necessidade de intervenção. Nesse processo de observação pode-se ressaltar uma criança que apresentava comportamentos singulares frente aos outros alunos como, por exemplo, ficar muito tempo calado, necessidade que alguém sempre estivesse ao seu lado. Diante dos comportamentos observados e, através de entrevista realizada tanto com a professora e avó da criança, pode-se ressaltar uma carência afetiva refletindo assim, no seu processo de aprendizagem. Percebe-se a significação que é dada pela criança, por isso, a escola, a professora e a família são de fundamental importância à contribuição no processo ensino-aprendizagem numa relação de atenção e proximidade à criança. Por fim, a instituição não disponibiliza de psicólogo, assistente social como recurso humano necessário frente essa realidade. Então, a falta de assistência “extra classe” no problema individual apresentado – afetivo emocional- reflete claramente no processo de ensino-aprendizagem da criança.

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