Sabemos que os jogos, os brinquedos e as brincadeiras fazem parte do cotidiano da educação infantil, e do mundo das crianças. Quando falamos em brinquedos, compreendemos que os mesmos estimulam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e interativo das crianças. Nesse entendimento, o brinquedo deve ser utilizado em sala de aula como ferramenta pedagógica. Assim, este artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do uso do brinquedo na sala de aula da educação infantil como recurso que potencializa o desenvolvimento das crianças. Realizamos essa pesquisa durante os meses de Março a Junho de 2015, na disciplina Estágio IV em Educação Infantil. Para tal fizemos leituras, observações e ouvimos relatos em uma Creche da Rede Municipal de Campina Grande. Fundamentamos nossas discussões nas contribuições teóricas de VYGOTSKY (1998); CORDAZZO (2007); LEONTIEV (1998); BRASIL (1998). A pesquisa revela que o brinquedo é um instrumento importante para o professor utilizar em sala de aula, auxiliando na aprendizagem das crianças.