Resumo: A filosofia da arte ou estética ocupa-se com a importância do belo e de sua relação com os saberes que adquirimos, considerando nossa percepção sensível diante do mundo ao redor. Inclui um mergulho no conhecimento, de forma multissensorial pelo viés artístico. A educação de jovens e adultos (EJA) é sempre um desafio para a realidade brasileira. Hoje é uma modalidade da educação básica.Após mudanças nas diretrizes educacionais pretende trazer uma proposta pedagógica flexível para acolher jovens e adultos nas suas individualidades e nos conhecimentos informais de suas trajetórias de vidas. Buscamos mostrar a importância do dialogo na EJA, com base em algumas reflexões da filosofia da arte e da estética,incluindo contribuições de Paulo Freire. Também apresentaremos inquietações dos discentes e docentes da EJA, e exemplos de apostas, através dessa temática, na prática educativa do projeto de extensão. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, as anotações de campo da atividade de monitoria. Visando aprimorar as práticas educativas, entrevistamos alunos e professores da EJA,através do Projeto de Educação Tutorial (PET- Conexões de Saberes) da Universidade Federal da Paraíba. Partimos da utilização dos filmes da disciplina Filosofia da Educação, enquanto exercício da dúvida qualificada e da investigação dialogada a serviço da solução de problemas, com o plano de valorizar a percepção sensível e a inteligência dos jovens e adultos em seus processos de ensino/aprendizagem. Pudemos colher resultados promissores.