Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DIÁLOGO NA EJA COM A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE CINEMATOGRÁFICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ARTE CINEMATOGRÁFICA, MONITORIA, DIÁLOGO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16373
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1048
    "inscrito_id" => 6656
    "titulo" => "O DIÁLOGO NA EJA COM A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE CINEMATOGRÁFICA"
    "resumo" => "Resumo: A filosofia da arte ou estética ocupa-se com a importância do belo e de sua relação com os saberes que adquirimos, considerando nossa percepção sensível diante do mundo ao redor. Inclui um mergulho no conhecimento, de forma multissensorial pelo viés artístico. A educação de jovens e adultos (EJA) é sempre um desafio para a realidade brasileira. Hoje é uma modalidade da educação básica.Após mudanças nas diretrizes educacionais pretende trazer uma proposta pedagógica flexível para acolher jovens e adultos nas suas individualidades e nos conhecimentos informais de suas trajetórias de vidas. Buscamos mostrar a importância do dialogo na EJA, com base em algumas reflexões da filosofia da arte e da estética,incluindo contribuições de Paulo Freire. Também apresentaremos inquietações dos discentes e docentes da EJA, e exemplos de apostas, através dessa temática, na prática educativa do projeto de extensão. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, as anotações de campo da atividade de monitoria. Visando aprimorar as práticas educativas, entrevistamos alunos e professores da EJA,através do Projeto de Educação Tutorial (PET- Conexões de Saberes) da Universidade Federal da Paraíba. Partimos da utilização dos filmes da disciplina Filosofia da Educação, enquanto exercício da dúvida qualificada e da investigação dialogada a serviço da solução de problemas, com o plano de valorizar a percepção sensível e a inteligência dos jovens e adultos em seus processos de ensino/aprendizagem. Pudemos colher resultados promissores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ARTE CINEMATOGRÁFICA, MONITORIA, DIÁLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID6656_25082015221026.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA LIRA ALBUQUERQUE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERICA LIRA"
    "autor_email" => "erica.lira.1819@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16373
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1048
    "inscrito_id" => 6656
    "titulo" => "O DIÁLOGO NA EJA COM A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE CINEMATOGRÁFICA"
    "resumo" => "Resumo: A filosofia da arte ou estética ocupa-se com a importância do belo e de sua relação com os saberes que adquirimos, considerando nossa percepção sensível diante do mundo ao redor. Inclui um mergulho no conhecimento, de forma multissensorial pelo viés artístico. A educação de jovens e adultos (EJA) é sempre um desafio para a realidade brasileira. Hoje é uma modalidade da educação básica.Após mudanças nas diretrizes educacionais pretende trazer uma proposta pedagógica flexível para acolher jovens e adultos nas suas individualidades e nos conhecimentos informais de suas trajetórias de vidas. Buscamos mostrar a importância do dialogo na EJA, com base em algumas reflexões da filosofia da arte e da estética,incluindo contribuições de Paulo Freire. Também apresentaremos inquietações dos discentes e docentes da EJA, e exemplos de apostas, através dessa temática, na prática educativa do projeto de extensão. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, as anotações de campo da atividade de monitoria. Visando aprimorar as práticas educativas, entrevistamos alunos e professores da EJA,através do Projeto de Educação Tutorial (PET- Conexões de Saberes) da Universidade Federal da Paraíba. Partimos da utilização dos filmes da disciplina Filosofia da Educação, enquanto exercício da dúvida qualificada e da investigação dialogada a serviço da solução de problemas, com o plano de valorizar a percepção sensível e a inteligência dos jovens e adultos em seus processos de ensino/aprendizagem. Pudemos colher resultados promissores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ARTE CINEMATOGRÁFICA, MONITORIA, DIÁLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID6656_25082015221026.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA LIRA ALBUQUERQUE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERICA LIRA"
    "autor_email" => "erica.lira.1819@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: A filosofia da arte ou estética ocupa-se com a importância do belo e de sua relação com os saberes que adquirimos, considerando nossa percepção sensível diante do mundo ao redor. Inclui um mergulho no conhecimento, de forma multissensorial pelo viés artístico. A educação de jovens e adultos (EJA) é sempre um desafio para a realidade brasileira. Hoje é uma modalidade da educação básica.Após mudanças nas diretrizes educacionais pretende trazer uma proposta pedagógica flexível para acolher jovens e adultos nas suas individualidades e nos conhecimentos informais de suas trajetórias de vidas. Buscamos mostrar a importância do dialogo na EJA, com base em algumas reflexões da filosofia da arte e da estética,incluindo contribuições de Paulo Freire. Também apresentaremos inquietações dos discentes e docentes da EJA, e exemplos de apostas, através dessa temática, na prática educativa do projeto de extensão. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, as anotações de campo da atividade de monitoria. Visando aprimorar as práticas educativas, entrevistamos alunos e professores da EJA,através do Projeto de Educação Tutorial (PET- Conexões de Saberes) da Universidade Federal da Paraíba. Partimos da utilização dos filmes da disciplina Filosofia da Educação, enquanto exercício da dúvida qualificada e da investigação dialogada a serviço da solução de problemas, com o plano de valorizar a percepção sensível e a inteligência dos jovens e adultos em seus processos de ensino/aprendizagem. Pudemos colher resultados promissores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.