Este artigo apresenta reflexões sobre a presença, ou ausência, do Material Didático Geoplano como sugestão no livro didático de Matemática, discutindo potencialidades e limitações das atividades propostas. A presente pesquisa é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Educação Matemática Comparada que trouxe, por meio de uma Pesquisa Qualitativa de cunho Bibliográfico, a análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2014 e foi escolhida por ser a opção feita na Escola onde o autor deste desenvolve seu trabalho. Aqui, focamos nossa atenção ao livro didático do 8° ano do Ensino Fundamental, buscando nos conceitos de Perímetro e Áreas de Figuras Planas a sugestão do trabalho em sala de aula com o auxílio do Material Didático Geoplano. Desse modo, apresentam-se pressupostos teóricos a respeito do uso de materiais didáticos, além de um embasamento teórico sobre o material didático Geoplano e, a descrição e análise do capítulo do livro citado, que trata dos conceitos de perímetro e área de figuras planas, apontando suas contribuições ao trabalho do professor em sala de aula. Como resultado, verificamos que o livro didático analisado não sugere o Material Didático Geoplano nas atividades propostas, no entanto, utiliza as malhas quadriculadas e pontilhadas, outra forma de apresentação do Geoplano, cabendo ao professor inseri-lo em suas aulas.