Resumo: Tradicionalmente, o ensino de Física é voltado ainda para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático e outros modos. Isso gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos da física, o que leva a maioria dos alunos a não se identificar com a mesma, fazendo desabafos negativos. Já com relação ao laboratório didático de física no Brasil, esse viveu um estado de dormência. No entanto, através de projetos diversos, o laboratório didático volta a ser evidenciado, com novas propostas metodológicas, equipamentos, montagens etc. Diante desses motivos e na forma de se ensinar e aprender, pensamos em um trabalho para avaliar a questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso surgiu a seguinte problemática: Quais as contribuições dos componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de física? Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a física, devido à falta de profissionais. Sendo assim nosso objetivo foi apresentar alguns aspectos teóricos sobre o ensino dos laboratórios didáticos em um curso de Licenciatura em Física do PARFOR. O curso analisado foi o curso de Licenciatura em Física do PARFOR-IFMA. Optamos por esse curso devido ao fato da nossa vivencia neste curso como professores. Quanto à abordagem metodológica optamos pela pesquisa documental. Dessa forma podemos afirmar diante dos ementários,no Projeto Político Pedagógico, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa.
Palavras-Chave:Laboratório didático, PARFOR, Curso de Licenciatura em Física.