MATIAS, Suetônio De Farias. O desgosto literário no ensino médio. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16369>. Acesso em: 24/11/2024 10:35
O presente trabalho nasceu de uma investigação científica voltada para a observação com a atividade pedagógica no que se refere ao ensino/estudo da Literatura no ensino médio, nível de estudo no qual a Literatura faz parte efetiva da grande curricular. Tem por objetivo realizar um estudo sobre a pertinência do ensino de literatura nesta etapa de ensino e investigar quais os fatores que contribuem para o desgosto pela arte literária, uma vez que se tem observado de modo clarividente a presença de um sentimento de repulsa entre aluno e texto literário. Como campo de pesquisa, foi contemplada a Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, localizada na cidade de Gurjão-PB, no nível médio da Educação Básica para a presente pesquisa, tal escolha foi feita tendo em vista a inexistência de outros níveis de ensino na referida escola, bem como ser o ensino médio mais propício para a pesquisa em pauta. O presente artigo descreve a necessidade de uma mudança na postura do professor no que se refere à metodologia do trabalho com literatura, uma vez que o corpo discente tem demonstrado desinteresse por tal área de estudo; desta forma, procuram-se alternativas para mudar o quadro evidenciado, dinamizando o trabalho literário. O referido escrito tem como meta principal corroborar a assertiva de que o estudo de literatura está situado num estado de falência, sendo uma consequência de atos pedagógicos equivocados, os quais provocam o desgosto pela literatura. Tomou-se com base para o referido estudo: COSSON (2009), JOBIM (2009), LAJOLO (2009), MARTINS (2006), PAULINO & COSSON (2009), TAVARES (2003), ZILBERMAN (2009), e ainda referências da rede mundial de computadores.