DANTAS, Gleydson Rodrigues. . Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17123>. Acesso em: 21/11/2024 13:23
As violências entranham em todos os seguimentos da sociedade, o espaço escolar não está imune, tampouco, a formação do profissional que atuará na escola. Ao tratarmos por violências, deixaremos de lado muito do que se pode dizer sobre a epistemologia do tema, procurando focar na idiossincrasia desse movimento entre: deparar-se com a violência e o que fazer com ela. O medo generalizado da violência introduz a polícia no contexto escolar, causando um novo papel social: o policial-pedagogo. A proposta que orienta este estudo é investigar a ligação entre a Pedagogia Social e a Segurança Pública analisando o papel do Programa Educacional de Combate às Drogas e a Violência (PROERD) na cidade do Natal como perspectiva da produção de conhecimento. Trata-se de uma observação que toma a ação pedagógica como indicativo na melhoria das relações sociais que envolvem a Escola, a Polícia e a Família como estratégia de enfrentamento da violência dentro do ambiente escolar, a fim de diminuir o medo e aumentar a qualidade no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, o diálogo com os referenciais teóricos: Paulo Freire e Foucault, junto à análise de dados, demonstram que essa relação sistemática oferece uma melhor perspectiva, pois leva em consideração os processos imbricados na resolução desta demanda social. Utilizando o ambiente escolar como organismo social para aplicação em outras realidades.