A escola tem um papel de grande importância na problematização sobre o bioma Caatinga, sendo um local propicio para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao ambiente em que vivemos. Em síntese, este bioma, dominante no Nordeste brasileiro, é rico em biodiversidade e endemismos e bastante heterogêneo, com várias utilidades e importância cultural. Avaliando os conhecimentos e valores de estudantes do ensino médio na rede estadual (PB), acerca da Caatinga, este trabalho poderá servir de subsídio a programas de educação ambiental no município. Portanto, objetivou-se verificar por meio de um questionário estruturado o conhecimento dos alunos acerca da temática em estudo, e consequentemente obter resultados para serem trabalhados e superados posteriormente em sala de aula. Este estudo tem por método, a pesquisa exploratória e descritiva, e foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, na cidade de Barra de Santa Rosa (Paraíba), situada na microrregião do Curimataú paraibano, com alunos do ensino médio, mais precisamente, uma turma de 3º ano. Para isso houve a aplicação de questionários estruturados, afim de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos envolvidos no tocante a temática da Caatinga. A partir das respostas dos alunos pode-se notar o escasso conhecimento sobre a fauna e a flora, típicos da região, e acerca das utilidades de seus recursos naturais mostra que os estudantes pesquisados não possuem um nível de conhecimento adequado sobre esse bioma. Diante o exposto, pode-se considerar que as escolas não vêm trabalhando de forma adequada as características do principal ecossistema regional.