Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BIOMA CAATINGA SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA PARAÍBA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, BIOMA CAATINGA, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16336
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1765
    "inscrito_id" => 3259
    "titulo" => "O BIOMA CAATINGA SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA PARAÍBA"
    "resumo" => "A escola tem um papel de grande importância na problematização sobre o bioma Caatinga, sendo um local propicio para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao ambiente em que vivemos. Em síntese, este bioma, dominante no Nordeste brasileiro, é rico em biodiversidade e endemismos e bastante heterogêneo, com várias utilidades e importância cultural. Avaliando os conhecimentos e valores de estudantes do ensino médio na rede estadual (PB), acerca da Caatinga, este trabalho poderá servir de subsídio a programas de educação ambiental no município. Portanto, objetivou-se verificar por meio de um questionário estruturado o conhecimento dos alunos acerca da temática em estudo, e consequentemente obter resultados para serem trabalhados e superados posteriormente em sala de aula. Este estudo tem por método, a pesquisa exploratória e descritiva, e foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, na cidade de Barra de Santa Rosa (Paraíba), situada na microrregião do Curimataú paraibano, com alunos do ensino médio, mais precisamente, uma turma de 3º ano. Para isso houve a aplicação de questionários estruturados, afim de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos envolvidos no tocante a temática da Caatinga. A partir das respostas dos alunos pode-se notar o escasso conhecimento sobre a fauna e a flora, típicos da região, e acerca das utilidades de seus recursos naturais mostra que os estudantes pesquisados não possuem um nível de conhecimento adequado sobre esse bioma.  Diante o exposto, pode-se considerar que as escolas não vêm trabalhando de forma adequada as características do principal ecossistema regional."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, BIOMA CAATINGA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3259_08092015105505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA FREITAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA SOUZA"
    "autor_email" => "nanda_nx182@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16336
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1765
    "inscrito_id" => 3259
    "titulo" => "O BIOMA CAATINGA SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA PARAÍBA"
    "resumo" => "A escola tem um papel de grande importância na problematização sobre o bioma Caatinga, sendo um local propicio para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao ambiente em que vivemos. Em síntese, este bioma, dominante no Nordeste brasileiro, é rico em biodiversidade e endemismos e bastante heterogêneo, com várias utilidades e importância cultural. Avaliando os conhecimentos e valores de estudantes do ensino médio na rede estadual (PB), acerca da Caatinga, este trabalho poderá servir de subsídio a programas de educação ambiental no município. Portanto, objetivou-se verificar por meio de um questionário estruturado o conhecimento dos alunos acerca da temática em estudo, e consequentemente obter resultados para serem trabalhados e superados posteriormente em sala de aula. Este estudo tem por método, a pesquisa exploratória e descritiva, e foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, na cidade de Barra de Santa Rosa (Paraíba), situada na microrregião do Curimataú paraibano, com alunos do ensino médio, mais precisamente, uma turma de 3º ano. Para isso houve a aplicação de questionários estruturados, afim de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos envolvidos no tocante a temática da Caatinga. A partir das respostas dos alunos pode-se notar o escasso conhecimento sobre a fauna e a flora, típicos da região, e acerca das utilidades de seus recursos naturais mostra que os estudantes pesquisados não possuem um nível de conhecimento adequado sobre esse bioma.  Diante o exposto, pode-se considerar que as escolas não vêm trabalhando de forma adequada as características do principal ecossistema regional."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, BIOMA CAATINGA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3259_08092015105505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA FREITAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA SOUZA"
    "autor_email" => "nanda_nx182@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A escola tem um papel de grande importância na problematização sobre o bioma Caatinga, sendo um local propicio para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao ambiente em que vivemos. Em síntese, este bioma, dominante no Nordeste brasileiro, é rico em biodiversidade e endemismos e bastante heterogêneo, com várias utilidades e importância cultural. Avaliando os conhecimentos e valores de estudantes do ensino médio na rede estadual (PB), acerca da Caatinga, este trabalho poderá servir de subsídio a programas de educação ambiental no município. Portanto, objetivou-se verificar por meio de um questionário estruturado o conhecimento dos alunos acerca da temática em estudo, e consequentemente obter resultados para serem trabalhados e superados posteriormente em sala de aula. Este estudo tem por método, a pesquisa exploratória e descritiva, e foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, na cidade de Barra de Santa Rosa (Paraíba), situada na microrregião do Curimataú paraibano, com alunos do ensino médio, mais precisamente, uma turma de 3º ano. Para isso houve a aplicação de questionários estruturados, afim de obter informações acerca dos conhecimentos prévios dos envolvidos no tocante a temática da Caatinga. A partir das respostas dos alunos pode-se notar o escasso conhecimento sobre a fauna e a flora, típicos da região, e acerca das utilidades de seus recursos naturais mostra que os estudantes pesquisados não possuem um nível de conhecimento adequado sobre esse bioma. Diante o exposto, pode-se considerar que as escolas não vêm trabalhando de forma adequada as características do principal ecossistema regional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.