Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHARES DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA EM CAMPINA GRANDE – PB

Palavra-chaves: RACISMO, EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTUDO DE CASO. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo resulta de um estudo de caso realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, no município de Campina Grande-PB. Objetivamos discutir as percepções dos docentes da Educação de Jovens e Adultos acerca da educação para as relações étnico-raciais. Metodologicamente nos balizamos na história oral e pesquisa qualitativa e no Estudo de Caso, haja vista os mesmos nos possibilitarem enfocar uma instância, instituição, objetivando retratar sua realidade de forma complexa e profunda por meio de uma análise e interpretação do contexto, para se perceber a multiplicidade de dimensões presentes no objeto, focalizando-o como um todo. Nosso estudo nos permitiu perceber que, ainda nos dias atuais, nossa educação formal apresenta fortes traços advindos do racismo e do sistema de exclusão por ele fomentado, mesmo em espaços educacionais compostos majoritariamente por segmentos sociais pauperizados com expressiva presença de pessoas negras.

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