ARAUJO, Maria Catarina Ananias De. Nietzsche e a crítica a concepção histórica do ensino.. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16319>. Acesso em: 22/11/2024 00:18
O presente trabalho tem como objetivo expor a critica do filosofo alemão Friedrich Nietzsche a educação moderna de modo geral e a concepção histórica do ensino nas escolas alemãs de seu tempo. Nietzsche é sem duvidas um dos maiores críticos da tradição moderna e a educação não poderia lhe passar despercebida. Em sua concepção o ensino moderno esta contaminado pela valorização excessiva da cultura histórica e seus personagens. Essa valorização desmesurada privilegia os acontecimentos do passado prejudicando o desenvolvimento do presente, da realidade factual, tornando o ensino em uma espécie repetição enfadonha e desnecessária que limita a criatividade dos indivíduos. Ainda de acordo com Nietzsche, esse modelo de educação é preservado nas instituições modernas porque ela atende aos interesses de uma elite tida como erudita que deseja perpetuar-se no poder moldando os indivíduos a seu gosto e assim controlá-los. Nessa perspectiva, podemos compreender a importância da critica nietzschiana a educação moderna e sua contribuição para enquanto educadores,refletirmos sobre a realidade do ensino atual seja no âmbito publico,seja no âmbito privado.