Compreendemos que o gênero tira pode ser usado em sala de aula no ensino-aprendizagem da leitura, tendo em vista que uma das tarefas da escola é formar leitores críticos e desenvolver neles a competência leitora. Sob esta perspectiva, a tira possibilita a interação no ato de ler, que envolve a mobilização de conhecimentos prévios, a relação entre autor, texto e leitor para a construção de sentidos, proporcionando ir além da superfície textual numa atividade de procura de intenções e objetivos do autor. O objetivo geral deste trabalho é oferecer uma proposta didática que comporta o uso do gênero tira em aulas de leitura. Quanto os objetivos específicos, destacamos: a) refletir sobre a possibilidade de abordagem deste gênero discursivo em sala de aula, com o intuito de promover e estimular leituras discursivo-reflexivas e b) contribuir com discussões que aproximem a didática da língua das situações reais de uso da linguagem, já que as práticas de ensino precisam dar prioridade as atividades linguísticas de modo contextualizado e desconsiderar o estudo centrado apenas na estrutura de um sistema isolado e sem sentido. A proposta didática apresentada neste trabalho tenta oportunizar a professores e a alunos discussões sobre ensino de Língua Materna que se aproximam das efetivas situações de comunicação e de interação sociais, a partir de gêneros discursivos inseridos em contextos de ensino-aprendizagem.
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