Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: HIPERATIVIDADE, DÉFICIT DE ATENÇÃO, ESCOLA, PSICOPEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Especial
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16559
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1944
    "inscrito_id" => 3930
    "titulo" => "O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA ESCOLA"
    "resumo" => "O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome neurobiológica de alto índice em crianças e adolescentes, apresentando quadro clínico bem estabelecido para o seu diagnóstico, caracterizado por dificuldades de manter a atenção e concentração e atitudes impulsivas. O objetivo deste trabalho, de abordagem descritiva, realizado através de pesquisa bibliográfica, foi fazer um levantamento bibliográfico, na literatura em evidência, buscando informações sobre esta temática, através de autores como Bossa (2000), Gentile (2000), Lancet (1998), dentre outros.  Normalmente, o TDAH na infância está associado a dificuldades de aprendizagem e ao relacionamento com professores e outras crianças. Hoje  esse transtorno é subdividido em três tipos principais: desatento, hiperativo/impulsivo e combinado. Os procedimentos de avaliação diagnóstica são abrangentes, envolvendo fundamentalmente a coleta de dados através dos pais, da escola e da própria criança. Ainda é frequente encontrar profissionais da educação que afirmam que a criança com TDAH é apenas mal educada pelos pais. Sendo assim, este conclui-se que informar  pais e professores sobre as características, forma de avaliar e tratamento do TDAH, poderia proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "HIPERATIVIDADE, DÉFICIT DE ATENÇÃO, ESCOLA, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID3930_08092015162148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELLA FERNANDES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MIRELLA"
    "autor_email" => "mirellafalves@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FIP - FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16559
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1944
    "inscrito_id" => 3930
    "titulo" => "O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA ESCOLA"
    "resumo" => "O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome neurobiológica de alto índice em crianças e adolescentes, apresentando quadro clínico bem estabelecido para o seu diagnóstico, caracterizado por dificuldades de manter a atenção e concentração e atitudes impulsivas. O objetivo deste trabalho, de abordagem descritiva, realizado através de pesquisa bibliográfica, foi fazer um levantamento bibliográfico, na literatura em evidência, buscando informações sobre esta temática, através de autores como Bossa (2000), Gentile (2000), Lancet (1998), dentre outros.  Normalmente, o TDAH na infância está associado a dificuldades de aprendizagem e ao relacionamento com professores e outras crianças. Hoje  esse transtorno é subdividido em três tipos principais: desatento, hiperativo/impulsivo e combinado. Os procedimentos de avaliação diagnóstica são abrangentes, envolvendo fundamentalmente a coleta de dados através dos pais, da escola e da própria criança. Ainda é frequente encontrar profissionais da educação que afirmam que a criança com TDAH é apenas mal educada pelos pais. Sendo assim, este conclui-se que informar  pais e professores sobre as características, forma de avaliar e tratamento do TDAH, poderia proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "HIPERATIVIDADE, DÉFICIT DE ATENÇÃO, ESCOLA, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID3930_08092015162148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELLA FERNANDES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MIRELLA"
    "autor_email" => "mirellafalves@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FIP - FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome neurobiológica de alto índice em crianças e adolescentes, apresentando quadro clínico bem estabelecido para o seu diagnóstico, caracterizado por dificuldades de manter a atenção e concentração e atitudes impulsivas. O objetivo deste trabalho, de abordagem descritiva, realizado através de pesquisa bibliográfica, foi fazer um levantamento bibliográfico, na literatura em evidência, buscando informações sobre esta temática, através de autores como Bossa (2000), Gentile (2000), Lancet (1998), dentre outros. Normalmente, o TDAH na infância está associado a dificuldades de aprendizagem e ao relacionamento com professores e outras crianças. Hoje esse transtorno é subdividido em três tipos principais: desatento, hiperativo/impulsivo e combinado. Os procedimentos de avaliação diagnóstica são abrangentes, envolvendo fundamentalmente a coleta de dados através dos pais, da escola e da própria criança. Ainda é frequente encontrar profissionais da educação que afirmam que a criança com TDAH é apenas mal educada pelos pais. Sendo assim, este conclui-se que informar pais e professores sobre as características, forma de avaliar e tratamento do TDAH, poderia proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.