A RELAÇÃO DO PERFIL PSICOMOTOR DE UMA CRIANÇA COM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
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A referida pesquisa trata-se de um estudo de caso, envolvendo uma criança de 9 anos de idade, do sexo feminino, tendo sido utilizada a Bateria Psicomotora (BPM) e uma anamnese com a mãe da criança. Para análise dos dados foi utilizado o cálculo da média aritmética das cotações atribuídas a cada subfator da bateria. O estudo aponta que a criança participante apresentou perfil psicomotor eupráxico, que caracteriza-se como desenvolvimento psicomotor controlado e adequado, e aspecto tipológico ectomorfo, caracterizando-se como um perfil psicomotor bom, mas que também torna-se importante a maior participação da criança em exercícios psicomotores. A criança apresentou cotação 3 nos exercícios Tonicidade, Lateralização, Noção do Corpo, Praxia Global e Praxia Fina e cotação 2 nos fatores psicomotores Equilibração e Estruturação Espaço-Temporal. O estudo pretende trazer a importância e benefício deste instrumento como ferramenta de construção do entendimento acerca do perfil psicomotor, apresentando-se como forma de orientação para pais, professores e responsáveis buscarem os benefícios da adequação psicomotora, bem como nortear a sociedade na importância da estimulação cognitiva e motora para o desenvolvimento saudável da criança." 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