Este trabalho é uma investigação referente a utilização de Modelagem Matemática para Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Nosso objetivo é verificar como as atividades de modelagem matemática podem estimular o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa no ensino de matemática e uma das possibilidades que podem contribuir para a aprendizagem significativa é a utilização de mapas conceituais, pois estes verificam a expansão dos saberes ou conexão entre os conteúdos que têm por objetivo representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições. Para coletas de dados foram observadas dez aulas, da disciplina de Matemática Elementar de um curso superior de licenciatura em Matemática, de uma universidade no interior no Mato Grosso do Sul. Toda essa ação foi realizada em parceria com a professora regente da turma em horário normal de aula e dividida em três etapas, sendo a primeira a confecção de um mapa conceitual inicial cuja palavra chave foi função, na segunda etapa foi realizado atividade de modelagem matemática, para finalizar a construção de outro mapa com a mesma palavra chave e utilizando o mapa inicial para reestruturá-lo. Nestes mapas buscamos indícios de aprendizagem significativa usando os elementos sinalizadores definidos.