A leitura é um ato de conhecimento e interação, ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Assim, a leitura não se limita à mera decodificação dos signos linguísticos, pois requer do leitor a capacidade de interação com o texto, com o autor e com os diversos conhecimentos do contexto e experiências que o cercam, para a construção de sentido e interação social. Dessa forma, o trabalho significativo com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa constitui uma ferramenta que contribui para o sucesso escolar do alunado e para seu agir social. Fundamentando-nos teoricamente nos estudos sobre língua(gem) e gêneros textuais (BAKTHIN, 1992; BRONCKART, 2006; MARCUSCHI, 2008), nos estudos sobre práticas de ensino-aprendizagem (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), nos documentos oficiais e nos estudos sobre a leitura (ANTUNES, 2003; FREIRE, 2006; ROJO, 2004ab e 2009; SOARES,1998), objetivamos, assim, neste trabalho interpretativista de viés descritivo, descrever e analisar sequência de aulas de Língua Portuguesa em turma do primeiro ano do ensino médio, numa escola pública estadual paraibana. Essas aulas buscaram desenvolver um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno como aprendiz ativo, motivado, que constrói o conhecimento adequado às mudanças do mundo coletivamente. Como resultado podemos apontar que o trabalho com a leitura na escola, através de um processo de aprendizagem de língua materna prazeroso, lúdico, interativo, contextualizado, pode auxiliar na construção do saber, um saber além do disciplinar, um saber significativo e interdisciplinar, adequado ao momento histórico da sociedade e da realidade social em que nos estabelecemos, promovendo o desenvolvimento do letramento crítico e da autonomia.