A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO E CIDADÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15153 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 5917 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO E CIDADÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A leitura é um ato de conhecimento e interação, ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Assim, a leitura não se limita à mera decodificação dos signos linguísticos, pois requer do leitor a capacidade de interação com o texto, com o autor e com os diversos conhecimentos do contexto e experiências que o cercam, para a construção de sentido e interação social. Dessa forma, o trabalho significativo com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa constitui uma ferramenta que contribui para o sucesso escolar do alunado e para seu agir social. Fundamentando-nos teoricamente nos estudos sobre língua(gem) e gêneros textuais (BAKTHIN, 1992; BRONCKART, 2006; MARCUSCHI, 2008), nos estudos sobre práticas de ensino-aprendizagem (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), nos documentos oficiais e nos estudos sobre a leitura (ANTUNES, 2003; FREIRE, 2006; ROJO, 2004ab e 2009; SOARES,1998), objetivamos, assim, neste trabalho interpretativista de viés descritivo, descrever e analisar sequência de aulas de Língua Portuguesa em turma do primeiro ano do ensino médio, numa escola pública estadual paraibana. Essas aulas buscaram desenvolver um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno como aprendiz ativo, motivado, que constrói o conhecimento adequado às mudanças do mundo coletivamente. Como resultado podemos apontar que o trabalho com a leitura na escola, através de um processo de aprendizagem de língua materna prazeroso, lúdico, interativo, contextualizado, pode auxiliar na construção do saber, um saber além do disciplinar, um saber significativo e interdisciplinar, adequado ao momento histórico da sociedade e da realidade social em que nos estabelecemos, promovendo o desenvolvimento do letramento crítico e da autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID5917_14082015174030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisacristina@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15153 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 603 "inscrito_id" => 5917 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO E CIDADÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A leitura é um ato de conhecimento e interação, ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Assim, a leitura não se limita à mera decodificação dos signos linguísticos, pois requer do leitor a capacidade de interação com o texto, com o autor e com os diversos conhecimentos do contexto e experiências que o cercam, para a construção de sentido e interação social. Dessa forma, o trabalho significativo com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa constitui uma ferramenta que contribui para o sucesso escolar do alunado e para seu agir social. Fundamentando-nos teoricamente nos estudos sobre língua(gem) e gêneros textuais (BAKTHIN, 1992; BRONCKART, 2006; MARCUSCHI, 2008), nos estudos sobre práticas de ensino-aprendizagem (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), nos documentos oficiais e nos estudos sobre a leitura (ANTUNES, 2003; FREIRE, 2006; ROJO, 2004ab e 2009; SOARES,1998), objetivamos, assim, neste trabalho interpretativista de viés descritivo, descrever e analisar sequência de aulas de Língua Portuguesa em turma do primeiro ano do ensino médio, numa escola pública estadual paraibana. Essas aulas buscaram desenvolver um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno como aprendiz ativo, motivado, que constrói o conhecimento adequado às mudanças do mundo coletivamente. Como resultado podemos apontar que o trabalho com a leitura na escola, através de um processo de aprendizagem de língua materna prazeroso, lúdico, interativo, contextualizado, pode auxiliar na construção do saber, um saber além do disciplinar, um saber significativo e interdisciplinar, adequado ao momento histórico da sociedade e da realidade social em que nos estabelecemos, promovendo o desenvolvimento do letramento crítico e da autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID5917_14082015174030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ELISA" "autor_email" => "elisacristina@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }