Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO E CIDADÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15153
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 603
    "inscrito_id" => 5917
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO E CIDADÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A leitura é um ato de conhecimento e interação, ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Assim, a leitura não se limita à mera decodificação dos signos linguísticos, pois requer do leitor a capacidade de interação com o texto, com o autor e com os diversos conhecimentos do contexto e experiências que o cercam, para a construção de sentido e interação social. Dessa forma, o trabalho significativo com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa constitui uma ferramenta que contribui para o sucesso escolar do alunado e para seu agir social. Fundamentando-nos teoricamente nos estudos sobre língua(gem) e gêneros textuais (BAKTHIN, 1992; BRONCKART, 2006; MARCUSCHI, 2008), nos estudos sobre práticas de ensino-aprendizagem (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), nos documentos oficiais e nos estudos sobre a leitura (ANTUNES, 2003; FREIRE, 2006; ROJO, 2004ab e 2009; SOARES,1998), objetivamos, assim, neste trabalho interpretativista de viés descritivo, descrever e analisar sequência de aulas de Língua Portuguesa em turma do primeiro ano do ensino médio, numa escola pública estadual paraibana. Essas aulas buscaram desenvolver um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno como aprendiz ativo, motivado, que constrói o conhecimento adequado às mudanças do mundo coletivamente. Como resultado podemos apontar que o trabalho com a leitura na escola, através de um processo de aprendizagem de língua materna prazeroso, lúdico, interativo, contextualizado, pode auxiliar na construção do saber, um saber além do disciplinar, um saber significativo e interdisciplinar, adequado ao momento histórico da sociedade e da realidade social em que nos estabelecemos, promovendo o desenvolvimento do letramento crítico e da autonomia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID5917_14082015174030.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISA"
    "autor_email" => "elisacristina@msn.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15153
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 603
    "inscrito_id" => 5917
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO E CIDADÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A leitura é um ato de conhecimento e interação, ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Assim, a leitura não se limita à mera decodificação dos signos linguísticos, pois requer do leitor a capacidade de interação com o texto, com o autor e com os diversos conhecimentos do contexto e experiências que o cercam, para a construção de sentido e interação social. Dessa forma, o trabalho significativo com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa constitui uma ferramenta que contribui para o sucesso escolar do alunado e para seu agir social. Fundamentando-nos teoricamente nos estudos sobre língua(gem) e gêneros textuais (BAKTHIN, 1992; BRONCKART, 2006; MARCUSCHI, 2008), nos estudos sobre práticas de ensino-aprendizagem (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), nos documentos oficiais e nos estudos sobre a leitura (ANTUNES, 2003; FREIRE, 2006; ROJO, 2004ab e 2009; SOARES,1998), objetivamos, assim, neste trabalho interpretativista de viés descritivo, descrever e analisar sequência de aulas de Língua Portuguesa em turma do primeiro ano do ensino médio, numa escola pública estadual paraibana. Essas aulas buscaram desenvolver um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno como aprendiz ativo, motivado, que constrói o conhecimento adequado às mudanças do mundo coletivamente. Como resultado podemos apontar que o trabalho com a leitura na escola, através de um processo de aprendizagem de língua materna prazeroso, lúdico, interativo, contextualizado, pode auxiliar na construção do saber, um saber além do disciplinar, um saber significativo e interdisciplinar, adequado ao momento histórico da sociedade e da realidade social em que nos estabelecemos, promovendo o desenvolvimento do letramento crítico e da autonomia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID5917_14082015174030.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISA"
    "autor_email" => "elisacristina@msn.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A leitura é um ato de conhecimento e interação, ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Assim, a leitura não se limita à mera decodificação dos signos linguísticos, pois requer do leitor a capacidade de interação com o texto, com o autor e com os diversos conhecimentos do contexto e experiências que o cercam, para a construção de sentido e interação social. Dessa forma, o trabalho significativo com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa constitui uma ferramenta que contribui para o sucesso escolar do alunado e para seu agir social. Fundamentando-nos teoricamente nos estudos sobre língua(gem) e gêneros textuais (BAKTHIN, 1992; BRONCKART, 2006; MARCUSCHI, 2008), nos estudos sobre práticas de ensino-aprendizagem (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), nos documentos oficiais e nos estudos sobre a leitura (ANTUNES, 2003; FREIRE, 2006; ROJO, 2004ab e 2009; SOARES,1998), objetivamos, assim, neste trabalho interpretativista de viés descritivo, descrever e analisar sequência de aulas de Língua Portuguesa em turma do primeiro ano do ensino médio, numa escola pública estadual paraibana. Essas aulas buscaram desenvolver um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno como aprendiz ativo, motivado, que constrói o conhecimento adequado às mudanças do mundo coletivamente. Como resultado podemos apontar que o trabalho com a leitura na escola, através de um processo de aprendizagem de língua materna prazeroso, lúdico, interativo, contextualizado, pode auxiliar na construção do saber, um saber além do disciplinar, um saber significativo e interdisciplinar, adequado ao momento histórico da sociedade e da realidade social em que nos estabelecemos, promovendo o desenvolvimento do letramento crítico e da autonomia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.