A educação é um direito reservado a todos e tem como uma das principais finalidades o desenvolvimento pleno da cidadania. Assim, a Geografia enquanto ciência interdisciplinar pode contribui de forma significativa para que a educação cumpra de fato o seu papel. O ensino dessa ciência vem sofrendo diversas mudanças ao longo do tempo, apresentado muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tais percalços tem se tornado um grande desafio e chamado a atenção de muitos educadores.
Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar os principais desafios de lecionar Geografia no Ensino Fundamental II, considerando que os desafios se apresentam hoje em todas as modalidades e níveis do ensino, porém, no Ensino Fundamental parece ser um tanto mais complexo uma vez que se trata da construção da base escola. Assim, o estudo foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico seguido da análise do material, tendo ocorrido também pesquisa direta, observações in loco e aplicação de questionários com os professores que lecionam Geografia no Ensino Fundamental II em quatro escolas da rede municipal de ensino da cidade de Areia-PB. A pesquisa bibliográfica constituiu-se assim, em um estudo das teorias que fundamentam o estudo da Geografia numa perspectiva de cunho humanista e construtivista, o embasamento das mesmas facilitou a compreensão do processo referente ao ensino e aprendizagem da Geografia e também de sua prática docente. A aplicabilidade de tais teorias pode contribuir para minimizar determinados problemas que se apresentam hoje no âmbito escolar.