O campo de estudos das metodologias educacionais concentra pesquisas sobre novas abordagens em sala de aula, apresentando métodos e avaliações sobre novas práticas docente. Neste campo, os jogos cooperativos apresentam uma importante contribuição proporcionando métodos não-competitivos para re(significar) a prática educativa, no entanto, seus estudos ainda carecem de relatos e demonstrações, informando os pares sobre novas e instigantes metodologias. O propósito deste estudo é avaliar se a CRIATIVA, metodologia educacional estruturada nos jogos cooperativos, criada pelo LIJC - UFCA, atende a seus objetivos metodológicos e está alinhado com os conceitos deste campo. Para tanto, aplicamos a metodologia com 51 estudantes de ensino superior utilizando questionários abertos para captar sua percepção/avaliação após a aplicação. Estes questionários foram ponderados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, uma metodologia qualiquantitativa utilizada para possibilitar a construção de um discurso sínteses com as opiniões destes participantes que são analisadas de forma qualitativa a partir das ideias centrais de cada sujeito, a partir destes buscamos quantificar quanto cada ideia central aparece nos discursos para denotarmos sua intensidade e relacionamos também a amplitude destas ideias em todos os discursos ao apresentarmos a média com que cada uma aparece em todos os questionamentos. O Estudo apontou que os objetivos foram alcançados, bem como apresentou o trabalho em grupo e as regras bem definidas como principais pontos fortes deste método, trabalhando a criatividade na resolução de problemas e a possibilidade de aprender e utilizar habilidades e competências por parte dos participantes de forma lúdica, interagindo com um ambiente controlado.