Resumo: O presente trabalho é resultado de um estudo descritivo com dados quantitativos e qualitativos obtidos por meio de um questionário aplicado a um grupo de professores da Educação Básica atuantes na escola pública e que participaram integralmente dos cursos do Proinfo Integrado. A pesquisa foi realizada objetivando compreender a seguinte questão: Que postura os atuais educadores assumem frente aos desafios impostos pelas novas TICS, após participarem dos cursos do ProInfo Integrado? Os dados fornecidos foram analisados sob a luz de teóricos que abordam questões relacionadas à disseminação das TICS na contemporaneidade, constituindo-se como principais autores: Belloni, Kenski, Moran e Levy. Sabe-se que o advento das TICS engendrou na sociedade contemporânea mudanças significativas que impõem ao homem moderno novas formas de trabalhar, de divertir-se, de comunicar-se, de informar-se... Estas mutações implicam à necessidade de uma reestruturação nos métodos de ensino de forma que proporcione aos professores e alunos, especialmente os da rede pública, oportunidades de se apropriarem tecnicamente e criticamente das novas TICS, e assim possam utilizá-las como ferramenta de aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.