Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO COOPERATIVO COMO FATOR DE QUALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, TRABALHO COOPERATIVO, EDUCAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Educação Matemática
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      \tA expansão das vias de interação, bem como ampliação das dimensões de cooperação, proporciona um leque de possibilidades de efetivação dos arranjos e dos processos educacionais. Uma dos aspectos mais marcantes da denominada Era do Conhecimento é o grande desenvolvimento dos meios de comunicação, nesse contexto, tecnologias de comunicação associadas às de informação têm contribuído criação de espaços com forte potencial de interatividade. \r\n
      \tA propagação dos ambientes ou espaços virtuais oferecem subsídios para diversificar as opções de interatividade para discentes e docentes, que podem acessar páginas na Internet, fazer uso de tabletes, encontrar textos, documentos com imagens e sons na web, interagirem em salas de aulas virtuais, o que poderá abrir novas possibilidades de orientações e trocas de experiências.\r\n
      \tO estudo em questão tem por objetivo geral analisar como o trabalho cooperativo contribui para o ensino-aprendizagem em matemática no ensino fundamental. Busca-se por meio do presente estudo salientar a relevância do trabalho cooperativo para alcançar resultados mais satisfatórios no que tange a melhoria contínua das estratégias metodológicas implementadas para otimizar o ensino e a aprendizagem tendo por escopo as ações cooperativas, especificamente na rede municipal, isto, através do estímulo a utilização de métodos integrativos e colaborativos para o ensino de matemática associado a adoção de recursos tecnológicos, realizando também um mapeamento das principais sistemáticas utilizadas em sala de aula, almejando ainda, compreender a visão do discente acerca da efetividade dos métodos cooperativos nas aulas de matemática, para posteriormente, sugerir a criação de cartilhas alinhadas às demandas identificadas, a fim de adequar tais materiais ao contexto do ensino fundamental, e a realidade de cada aluno e professor. Essa proposta de aprendizagem, dentro de princípios inovadores, permite que os discentes, por meio da troca entre pares e também com o docente possam construir conhecimentos coletivamente.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem, no cenário contemporâneo, não se limita tão somente a permanecer por determinado tempo em uma sala de aula, entretanto, relaciona-se sim, a inovações implementadas na sistemática de ensino, adequando-se e seguindo as tendências trazidas por novas demandas educacionais, com o intuito de organizar ações de pesquisa e comunicação que permitam a professores e alunos continuarem aprendendo em outros ambientes. A expansão das vias de interação, bem como ampliação das dimensões de cooperação, proporciona um leque de possibilidades de efetivação dos arranjos e dos processos educacionais. Uma dos aspectos mais marcantes da denominada Era do Conhecimento é o grande desenvolvimento dos meios de comunicação, nesse contexto, tecnologias de comunicação associadas às de informação têm contribuído criação de espaços com forte potencial de interatividade. A propagação dos ambientes ou espaços virtuais oferecem subsídios para diversificar as opções de interatividade para discentes e docentes, que podem acessar páginas na Internet, fazer uso de tabletes, encontrar textos, documentos com imagens e sons na web, interagirem em salas de aulas virtuais, o que poderá abrir novas possibilidades de orientações e trocas de experiências. O estudo em questão tem por objetivo geral analisar como o trabalho cooperativo contribui para o ensino-aprendizagem em matemática no ensino fundamental. Busca-se por meio do presente estudo salientar a relevância do trabalho cooperativo para alcançar resultados mais satisfatórios no que tange a melhoria contínua das estratégias metodológicas implementadas para otimizar o ensino e a aprendizagem tendo por escopo as ações cooperativas, especificamente na rede municipal, isto, através do estímulo a utilização de métodos integrativos e colaborativos para o ensino de matemática associado a adoção de recursos tecnológicos, realizando também um mapeamento das principais sistemáticas utilizadas em sala de aula, almejando ainda, compreender a visão do discente acerca da efetividade dos métodos cooperativos nas aulas de matemática, para posteriormente, sugerir a criação de cartilhas alinhadas às demandas identificadas, a fim de adequar tais materiais ao contexto do ensino fundamental, e a realidade de cada aluno e professor. Essa proposta de aprendizagem, dentro de princípios inovadores, permite que os discentes, por meio da troca entre pares e também com o docente possam construir conhecimentos coletivamente.

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