Os Livros-Didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX. Na sala de aula o Livro-Didático é utilizado como fonte de pesquisa do/a professor/a e dos/as alunos/as e alunas apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde temos acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas, alguns/mas professores/as não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores ou na casa dos alunos. O/A professor/a deve ter total autonomia na escolha do Livro-Didático a ser adotado na escola e essa tarefa é muita difícil de ser realizada. O/A professor/a devem utilizar o Livro Didático como um subsídio no processo de ensino-aprendizagem, mas alguns/mas professores/as são reféns do livro-texto. O/A professor/a deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsídio na sala de aula; essa análise fundamentada deve iniciar-se durante a formação inicial do/a futuro/a professor/a. O livro a ser analisado nessa pesquisa tem vários autores e tem com organizador: José Roberto Bonjorno bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O livro tem como titulo: “Física: Termologia, Óptica, Ondulatória.”. A unidade 1 foi analisada e será base para a avaliação geral do livro; tem como título: “Termologia.”. Essa unidade apresenta aos/as alunos/as os conceitos de temperatura, calor e mudança de fase. Inicia o estudo com textos e imagens levantando algumas questões sobre os textos e as imagens. Propõem algumas atividades experimentais para os alunos, algumas atividades em grupo, sugere a leitura de outros textos e vídeos. O principal ponto negativo do livro são os erros conceituais; o conceito calor é um exemplo, ele é tratado em algumas situações com energia térmica e em outras como processo de transferência de energia. Os pontos negativos são vários por isso considero o livro de má qualidade. Diante dos resultados obtidos concluímos que o livro do José Roberto Bonjorno, livro adotado em algumas escolas de Ensino Médio da cidade de Cajazeiras-PB é de péssima qualidade e contribui de forma negativa para o processo de ensino-aprendizagem mostrando que a escolha do Livro-Didático deve ser fundamentada, o professor deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsidio na sala de aula.