A ESCOLHA DO LIVRO-DIDÁTICO DE FÍSICA: MAIS UM DESAFIO PARA O/A PROFESSOR/A
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15124 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1536 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "A ESCOLHA DO LIVRO-DIDÁTICO DE FÍSICA: MAIS UM DESAFIO PARA O/A PROFESSOR/A" "resumo" => "Os Livros-Didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX. Na sala de aula o Livro-Didático é utilizado como fonte de pesquisa do/a professor/a e dos/as alunos/as e alunas apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde temos acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas, alguns/mas professores/as não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores ou na casa dos alunos. O/A professor/a deve ter total autonomia na escolha do Livro-Didático a ser adotado na escola e essa tarefa é muita difícil de ser realizada. O/A professor/a devem utilizar o Livro Didático como um subsídio no processo de ensino-aprendizagem, mas alguns/mas professores/as são reféns do livro-texto. O/A professor/a deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsídio na sala de aula; essa análise fundamentada deve iniciar-se durante a formação inicial do/a futuro/a professor/a. O livro a ser analisado nessa pesquisa tem vários autores e tem com organizador: José Roberto Bonjorno bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O livro tem como titulo: “Física: Termologia, Óptica, Ondulatória.”. A unidade 1 foi analisada e será base para a avaliação geral do livro; tem como título: “Termologia.”. Essa unidade apresenta aos/as alunos/as os conceitos de temperatura, calor e mudança de fase. Inicia o estudo com textos e imagens levantando algumas questões sobre os textos e as imagens. Propõem algumas atividades experimentais para os alunos, algumas atividades em grupo, sugere a leitura de outros textos e vídeos. O principal ponto negativo do livro são os erros conceituais; o conceito calor é um exemplo, ele é tratado em algumas situações com energia térmica e em outras como processo de transferência de energia. Os pontos negativos são vários por isso considero o livro de má qualidade. Diante dos resultados obtidos concluímos que o livro do José Roberto Bonjorno, livro adotado em algumas escolas de Ensino Médio da cidade de Cajazeiras-PB é de péssima qualidade e contribui de forma negativa para o processo de ensino-aprendizagem mostrando que a escolha do Livro-Didático deve ser fundamentada, o professor deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsidio na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, LIVRO-DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID681_07092015134914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROBBYSLANDYO" "autor_email" => "robbyn23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15124 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1536 "inscrito_id" => 681 "titulo" => "A ESCOLHA DO LIVRO-DIDÁTICO DE FÍSICA: MAIS UM DESAFIO PARA O/A PROFESSOR/A" "resumo" => "Os Livros-Didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX. Na sala de aula o Livro-Didático é utilizado como fonte de pesquisa do/a professor/a e dos/as alunos/as e alunas apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde temos acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas, alguns/mas professores/as não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores ou na casa dos alunos. O/A professor/a deve ter total autonomia na escolha do Livro-Didático a ser adotado na escola e essa tarefa é muita difícil de ser realizada. O/A professor/a devem utilizar o Livro Didático como um subsídio no processo de ensino-aprendizagem, mas alguns/mas professores/as são reféns do livro-texto. O/A professor/a deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsídio na sala de aula; essa análise fundamentada deve iniciar-se durante a formação inicial do/a futuro/a professor/a. O livro a ser analisado nessa pesquisa tem vários autores e tem com organizador: José Roberto Bonjorno bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O livro tem como titulo: “Física: Termologia, Óptica, Ondulatória.”. A unidade 1 foi analisada e será base para a avaliação geral do livro; tem como título: “Termologia.”. Essa unidade apresenta aos/as alunos/as os conceitos de temperatura, calor e mudança de fase. Inicia o estudo com textos e imagens levantando algumas questões sobre os textos e as imagens. Propõem algumas atividades experimentais para os alunos, algumas atividades em grupo, sugere a leitura de outros textos e vídeos. O principal ponto negativo do livro são os erros conceituais; o conceito calor é um exemplo, ele é tratado em algumas situações com energia térmica e em outras como processo de transferência de energia. Os pontos negativos são vários por isso considero o livro de má qualidade. Diante dos resultados obtidos concluímos que o livro do José Roberto Bonjorno, livro adotado em algumas escolas de Ensino Médio da cidade de Cajazeiras-PB é de péssima qualidade e contribui de forma negativa para o processo de ensino-aprendizagem mostrando que a escolha do Livro-Didático deve ser fundamentada, o professor deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsidio na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, LIVRO-DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID681_07092015134914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROBBYSLANDYO" "autor_email" => "robbyn23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }