Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLHA DO LIVRO-DIDÁTICO DE FÍSICA: MAIS UM DESAFIO PARA O/A PROFESSOR/A

Palavra-chaves: PROFESSOR, FORMAÇÃO, LIVRO-DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15124
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1536
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "A ESCOLHA DO LIVRO-DIDÁTICO DE FÍSICA: MAIS UM DESAFIO PARA O/A PROFESSOR/A"
    "resumo" => "Os Livros-Didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX. Na sala de aula o Livro-Didático é utilizado como fonte de pesquisa do/a professor/a e dos/as alunos/as e alunas apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde temos acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas, alguns/mas professores/as  não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores ou na casa dos alunos.  O/A professor/a deve ter total autonomia na escolha do Livro-Didático a ser adotado na escola e essa tarefa é muita difícil de ser realizada. O/A professor/a devem utilizar o Livro Didático como um subsídio no processo de ensino-aprendizagem, mas alguns/mas professores/as são reféns do livro-texto. O/A professor/a deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsídio na sala de aula; essa análise fundamentada deve iniciar-se durante a formação inicial do/a futuro/a professor/a. O livro a ser analisado nessa pesquisa tem vários autores e tem com organizador: José Roberto Bonjorno bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O livro tem como titulo: “Física: Termologia, Óptica, Ondulatória.”. A unidade 1 foi analisada e será base para a avaliação geral do livro; tem como título: “Termologia.”. Essa unidade apresenta aos/as alunos/as os conceitos de temperatura, calor e mudança de fase. Inicia o estudo com textos e imagens levantando algumas questões sobre os textos e as imagens. Propõem algumas atividades experimentais para os alunos, algumas atividades em grupo, sugere a leitura de outros textos e vídeos. O principal ponto negativo do livro são os erros conceituais; o conceito calor é um exemplo, ele é tratado em algumas situações com energia térmica e em outras como processo de transferência de energia. Os pontos negativos são vários por isso considero o livro de má qualidade. Diante dos resultados obtidos concluímos que o livro do José Roberto Bonjorno, livro adotado em algumas escolas de Ensino Médio da cidade de Cajazeiras-PB é de péssima qualidade e contribui de forma negativa para o processo de ensino-aprendizagem mostrando que a escolha do Livro-Didático deve ser fundamentada, o professor deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsidio na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, LIVRO-DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID681_07092015134914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROBBYSLANDYO"
    "autor_email" => "robbyn23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15124
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1536
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "A ESCOLHA DO LIVRO-DIDÁTICO DE FÍSICA: MAIS UM DESAFIO PARA O/A PROFESSOR/A"
    "resumo" => "Os Livros-Didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX. Na sala de aula o Livro-Didático é utilizado como fonte de pesquisa do/a professor/a e dos/as alunos/as e alunas apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde temos acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas, alguns/mas professores/as  não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores ou na casa dos alunos.  O/A professor/a deve ter total autonomia na escolha do Livro-Didático a ser adotado na escola e essa tarefa é muita difícil de ser realizada. O/A professor/a devem utilizar o Livro Didático como um subsídio no processo de ensino-aprendizagem, mas alguns/mas professores/as são reféns do livro-texto. O/A professor/a deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsídio na sala de aula; essa análise fundamentada deve iniciar-se durante a formação inicial do/a futuro/a professor/a. O livro a ser analisado nessa pesquisa tem vários autores e tem com organizador: José Roberto Bonjorno bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O livro tem como titulo: “Física: Termologia, Óptica, Ondulatória.”. A unidade 1 foi analisada e será base para a avaliação geral do livro; tem como título: “Termologia.”. Essa unidade apresenta aos/as alunos/as os conceitos de temperatura, calor e mudança de fase. Inicia o estudo com textos e imagens levantando algumas questões sobre os textos e as imagens. Propõem algumas atividades experimentais para os alunos, algumas atividades em grupo, sugere a leitura de outros textos e vídeos. O principal ponto negativo do livro são os erros conceituais; o conceito calor é um exemplo, ele é tratado em algumas situações com energia térmica e em outras como processo de transferência de energia. Os pontos negativos são vários por isso considero o livro de má qualidade. Diante dos resultados obtidos concluímos que o livro do José Roberto Bonjorno, livro adotado em algumas escolas de Ensino Médio da cidade de Cajazeiras-PB é de péssima qualidade e contribui de forma negativa para o processo de ensino-aprendizagem mostrando que a escolha do Livro-Didático deve ser fundamentada, o professor deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsidio na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, LIVRO-DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID681_07092015134914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROBBYSLANDYO"
    "autor_email" => "robbyn23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Os Livros-Didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX. Na sala de aula o Livro-Didático é utilizado como fonte de pesquisa do/a professor/a e dos/as alunos/as e alunas apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde temos acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas, alguns/mas professores/as não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores ou na casa dos alunos. O/A professor/a deve ter total autonomia na escolha do Livro-Didático a ser adotado na escola e essa tarefa é muita difícil de ser realizada. O/A professor/a devem utilizar o Livro Didático como um subsídio no processo de ensino-aprendizagem, mas alguns/mas professores/as são reféns do livro-texto. O/A professor/a deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsídio na sala de aula; essa análise fundamentada deve iniciar-se durante a formação inicial do/a futuro/a professor/a. O livro a ser analisado nessa pesquisa tem vários autores e tem com organizador: José Roberto Bonjorno bacharel e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O livro tem como titulo: “Física: Termologia, Óptica, Ondulatória.”. A unidade 1 foi analisada e será base para a avaliação geral do livro; tem como título: “Termologia.”. Essa unidade apresenta aos/as alunos/as os conceitos de temperatura, calor e mudança de fase. Inicia o estudo com textos e imagens levantando algumas questões sobre os textos e as imagens. Propõem algumas atividades experimentais para os alunos, algumas atividades em grupo, sugere a leitura de outros textos e vídeos. O principal ponto negativo do livro são os erros conceituais; o conceito calor é um exemplo, ele é tratado em algumas situações com energia térmica e em outras como processo de transferência de energia. Os pontos negativos são vários por isso considero o livro de má qualidade. Diante dos resultados obtidos concluímos que o livro do José Roberto Bonjorno, livro adotado em algumas escolas de Ensino Médio da cidade de Cajazeiras-PB é de péssima qualidade e contribui de forma negativa para o processo de ensino-aprendizagem mostrando que a escolha do Livro-Didático deve ser fundamentada, o professor deve analisar de forma crítica o livro que possivelmente será adotado como subsidio na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.