ABORDAGEM DO TEMA TEORIAS EVOLUTIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15372 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2421 "inscrito_id" => 7600 "titulo" => "ABORDAGEM DO TEMA TEORIAS EVOLUTIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Evolução Biológica é uma área considerada o eixo central e articulador das Ciências Biológicas, pois o pensamento evolutivo é indispensável para a compreensão e entendimento das diferentes áreas da Biologia. Dessa forma, o trabalho presente teve como objetivo analisar a abordagem do tema teorias evolutivas nos livros didáticos utilizados pelos professores do ensino médio, de escolas localizadas nos municípios de Areia e Alagoa Grande- PB. Para a realização do trabalho foram analisadas 6 coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio. Cada coleção foi minuciosamente avaliada o seu conteúdo de biologia evolutiva, especificamente o que diz respeito as teorias evolutivas. Foi possível perceber que os livros analisados não abordam uma ideia prévia do que é uma teoria científica, antes de falar das teorias evolutivas. Isso pode fazer com que o aluno não dê credibilidade ao que é abordado pelos livros, pois não saberão diferenciar uma teoria casual de uma teoria científica. Todas as coleções abordam as três principais teorias evolutivas: Lamarquismo, Darwinismo e Teoria Sintética da Evolução. Tais teorias não se contextualizam e muitas vezes são vistas de forma desconexas, sem levar em consideração a colaboração que uma teoria teve no surgimento da outra. Em algumas coleções, a Teoria Sintética da Evolução é vista de forma superficial e sem explicação clara da sua importância para biologia moderna. Fica evidente que medidas práticas devem ser adotadas pelas editoras e autores dos livros didáticos. Medidas compostas por boas argumentações e que favoreçam um melhor entendimento do tema evolução biológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, LIVROS DIDÁTICOS, ANÁLISE DO CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID7600_09092015100943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANY MEIRELLI DOS ANJOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RAIANY" "autor_email" => "raianymeirelli@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15372 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2421 "inscrito_id" => 7600 "titulo" => "ABORDAGEM DO TEMA TEORIAS EVOLUTIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Evolução Biológica é uma área considerada o eixo central e articulador das Ciências Biológicas, pois o pensamento evolutivo é indispensável para a compreensão e entendimento das diferentes áreas da Biologia. Dessa forma, o trabalho presente teve como objetivo analisar a abordagem do tema teorias evolutivas nos livros didáticos utilizados pelos professores do ensino médio, de escolas localizadas nos municípios de Areia e Alagoa Grande- PB. Para a realização do trabalho foram analisadas 6 coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio. Cada coleção foi minuciosamente avaliada o seu conteúdo de biologia evolutiva, especificamente o que diz respeito as teorias evolutivas. Foi possível perceber que os livros analisados não abordam uma ideia prévia do que é uma teoria científica, antes de falar das teorias evolutivas. Isso pode fazer com que o aluno não dê credibilidade ao que é abordado pelos livros, pois não saberão diferenciar uma teoria casual de uma teoria científica. Todas as coleções abordam as três principais teorias evolutivas: Lamarquismo, Darwinismo e Teoria Sintética da Evolução. Tais teorias não se contextualizam e muitas vezes são vistas de forma desconexas, sem levar em consideração a colaboração que uma teoria teve no surgimento da outra. Em algumas coleções, a Teoria Sintética da Evolução é vista de forma superficial e sem explicação clara da sua importância para biologia moderna. Fica evidente que medidas práticas devem ser adotadas pelas editoras e autores dos livros didáticos. Medidas compostas por boas argumentações e que favoreçam um melhor entendimento do tema evolução biológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, LIVROS DIDÁTICOS, ANÁLISE DO CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID7600_09092015100943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANY MEIRELLI DOS ANJOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RAIANY" "autor_email" => "raianymeirelli@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }