Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DO TEMA TEORIAS EVOLUTIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, LIVROS DIDÁTICOS, ANÁLISE DO CONTEÚDO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15372
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2421
    "inscrito_id" => 7600
    "titulo" => "ABORDAGEM DO TEMA TEORIAS EVOLUTIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Evolução Biológica é uma área considerada o eixo central e articulador das Ciências Biológicas, pois o pensamento evolutivo é indispensável para a compreensão e entendimento das diferentes áreas da Biologia. Dessa forma, o trabalho presente teve como objetivo analisar a abordagem do tema teorias evolutivas nos livros didáticos utilizados pelos professores do ensino médio, de escolas localizadas nos municípios de Areia e Alagoa Grande- PB. Para a realização do trabalho foram analisadas 6 coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio. Cada coleção foi minuciosamente avaliada o seu conteúdo de biologia evolutiva, especificamente o que diz respeito as teorias evolutivas. Foi possível perceber que os livros analisados não abordam uma ideia prévia do que é uma teoria científica, antes de falar das teorias evolutivas. Isso pode fazer com que o aluno não dê credibilidade ao que é abordado pelos livros, pois não saberão diferenciar uma teoria casual de uma teoria científica. Todas as coleções abordam as três principais teorias evolutivas: Lamarquismo, Darwinismo e Teoria Sintética da Evolução. Tais teorias não se contextualizam e muitas vezes são vistas de forma desconexas, sem levar em consideração a colaboração que uma teoria teve no surgimento da outra. Em algumas coleções, a Teoria Sintética da Evolução é vista de forma superficial e sem explicação clara da sua importância para biologia moderna. Fica evidente que medidas práticas devem ser adotadas pelas editoras e autores dos livros didáticos. Medidas compostas por boas argumentações e que favoreçam um melhor entendimento do tema evolução biológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, LIVROS DIDÁTICOS, ANÁLISE DO CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID7600_09092015100943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANY MEIRELLI DOS ANJOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RAIANY"
    "autor_email" => "raianymeirelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15372
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2421
    "inscrito_id" => 7600
    "titulo" => "ABORDAGEM DO TEMA TEORIAS EVOLUTIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Evolução Biológica é uma área considerada o eixo central e articulador das Ciências Biológicas, pois o pensamento evolutivo é indispensável para a compreensão e entendimento das diferentes áreas da Biologia. Dessa forma, o trabalho presente teve como objetivo analisar a abordagem do tema teorias evolutivas nos livros didáticos utilizados pelos professores do ensino médio, de escolas localizadas nos municípios de Areia e Alagoa Grande- PB. Para a realização do trabalho foram analisadas 6 coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio. Cada coleção foi minuciosamente avaliada o seu conteúdo de biologia evolutiva, especificamente o que diz respeito as teorias evolutivas. Foi possível perceber que os livros analisados não abordam uma ideia prévia do que é uma teoria científica, antes de falar das teorias evolutivas. Isso pode fazer com que o aluno não dê credibilidade ao que é abordado pelos livros, pois não saberão diferenciar uma teoria casual de uma teoria científica. Todas as coleções abordam as três principais teorias evolutivas: Lamarquismo, Darwinismo e Teoria Sintética da Evolução. Tais teorias não se contextualizam e muitas vezes são vistas de forma desconexas, sem levar em consideração a colaboração que uma teoria teve no surgimento da outra. Em algumas coleções, a Teoria Sintética da Evolução é vista de forma superficial e sem explicação clara da sua importância para biologia moderna. Fica evidente que medidas práticas devem ser adotadas pelas editoras e autores dos livros didáticos. Medidas compostas por boas argumentações e que favoreçam um melhor entendimento do tema evolução biológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, LIVROS DIDÁTICOS, ANÁLISE DO CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID7600_09092015100943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANY MEIRELLI DOS ANJOS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RAIANY"
    "autor_email" => "raianymeirelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Evolução Biológica é uma área considerada o eixo central e articulador das Ciências Biológicas, pois o pensamento evolutivo é indispensável para a compreensão e entendimento das diferentes áreas da Biologia. Dessa forma, o trabalho presente teve como objetivo analisar a abordagem do tema teorias evolutivas nos livros didáticos utilizados pelos professores do ensino médio, de escolas localizadas nos municípios de Areia e Alagoa Grande- PB. Para a realização do trabalho foram analisadas 6 coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio. Cada coleção foi minuciosamente avaliada o seu conteúdo de biologia evolutiva, especificamente o que diz respeito as teorias evolutivas. Foi possível perceber que os livros analisados não abordam uma ideia prévia do que é uma teoria científica, antes de falar das teorias evolutivas. Isso pode fazer com que o aluno não dê credibilidade ao que é abordado pelos livros, pois não saberão diferenciar uma teoria casual de uma teoria científica. Todas as coleções abordam as três principais teorias evolutivas: Lamarquismo, Darwinismo e Teoria Sintética da Evolução. Tais teorias não se contextualizam e muitas vezes são vistas de forma desconexas, sem levar em consideração a colaboração que uma teoria teve no surgimento da outra. Em algumas coleções, a Teoria Sintética da Evolução é vista de forma superficial e sem explicação clara da sua importância para biologia moderna. Fica evidente que medidas práticas devem ser adotadas pelas editoras e autores dos livros didáticos. Medidas compostas por boas argumentações e que favoreçam um melhor entendimento do tema evolução biológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.