A Evolução Biológica é uma área considerada o eixo central e articulador das Ciências Biológicas, pois o pensamento evolutivo é indispensável para a compreensão e entendimento das diferentes áreas da Biologia. Dessa forma, o trabalho presente teve como objetivo analisar a abordagem do tema teorias evolutivas nos livros didáticos utilizados pelos professores do ensino médio, de escolas localizadas nos municípios de Areia e Alagoa Grande- PB. Para a realização do trabalho foram analisadas 6 coleções de livros didáticos de biologia do ensino médio. Cada coleção foi minuciosamente avaliada o seu conteúdo de biologia evolutiva, especificamente o que diz respeito as teorias evolutivas. Foi possível perceber que os livros analisados não abordam uma ideia prévia do que é uma teoria científica, antes de falar das teorias evolutivas. Isso pode fazer com que o aluno não dê credibilidade ao que é abordado pelos livros, pois não saberão diferenciar uma teoria casual de uma teoria científica. Todas as coleções abordam as três principais teorias evolutivas: Lamarquismo, Darwinismo e Teoria Sintética da Evolução. Tais teorias não se contextualizam e muitas vezes são vistas de forma desconexas, sem levar em consideração a colaboração que uma teoria teve no surgimento da outra. Em algumas coleções, a Teoria Sintética da Evolução é vista de forma superficial e sem explicação clara da sua importância para biologia moderna. Fica evidente que medidas práticas devem ser adotadas pelas editoras e autores dos livros didáticos. Medidas compostas por boas argumentações e que favoreçam um melhor entendimento do tema evolução biológica.