METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA CELULAR EM FOCO.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16288 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2254 "inscrito_id" => 866 "titulo" => "METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA CELULAR EM FOCO." "resumo" => "Com o avanço da ciência e tecnologia, o ensino das Ciências em todos os níveis foi tendo sua importância ressaltada e sendo objeto de inúmeros movimentos de transformação do ensino. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo socializar o conhecimento sobre a biologia de células humanas, através de práticas educativas onde os estudantes puderam construir o conhecimento com base no contexto no qual estavam inseridos. Essa pesquisa tem o delineamento de pesquisa-ação, cuja área de estudo foi a Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, situada no José Pinheiro, Campina Grande. A turma-alvo foi o segundo ano do ensino médio, onde foram realizados 12 encontros, com duração de 60 minutos. Foi feita uma revisão bibliográfica que se acosta nas ideias de Mizukami (1986), Rocha e Sobreira (2009), Banet e Ayuso (2000), Thiollent (2008), entre outros. As palestras foram ministradas durante o período de fevereiro a setembro de 2014, onde a frequência da turma foi consideravelmente relevante, sendo superior a 85%. Foram utilizados folders, atividades ilustrativas, vídeos, dinâmicas e jogos para fixar os conteúdos e proporcionar aos estudantes um momento no qual os mesmos puderam debater, expor suas opiniões e compartilhar experiências vividas, construindo o conhecimento baseado na interação e diálogo, diante das dificuldades do seu cotidiano. Esse artigo tem uma grande relevância científica, educacional e social, tendo em vista que o conhecimento científico foi estendido para a educação básica, propiciando a relação entre as experiências vividas pelos estudantes com o ensino de biologia celular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID866_08092015212744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEILZA CARLA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEILZA CARLA" "autor_email" => "geilza_55@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16288 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2254 "inscrito_id" => 866 "titulo" => "METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA CELULAR EM FOCO." "resumo" => "Com o avanço da ciência e tecnologia, o ensino das Ciências em todos os níveis foi tendo sua importância ressaltada e sendo objeto de inúmeros movimentos de transformação do ensino. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo socializar o conhecimento sobre a biologia de células humanas, através de práticas educativas onde os estudantes puderam construir o conhecimento com base no contexto no qual estavam inseridos. Essa pesquisa tem o delineamento de pesquisa-ação, cuja área de estudo foi a Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, situada no José Pinheiro, Campina Grande. A turma-alvo foi o segundo ano do ensino médio, onde foram realizados 12 encontros, com duração de 60 minutos. Foi feita uma revisão bibliográfica que se acosta nas ideias de Mizukami (1986), Rocha e Sobreira (2009), Banet e Ayuso (2000), Thiollent (2008), entre outros. As palestras foram ministradas durante o período de fevereiro a setembro de 2014, onde a frequência da turma foi consideravelmente relevante, sendo superior a 85%. Foram utilizados folders, atividades ilustrativas, vídeos, dinâmicas e jogos para fixar os conteúdos e proporcionar aos estudantes um momento no qual os mesmos puderam debater, expor suas opiniões e compartilhar experiências vividas, construindo o conhecimento baseado na interação e diálogo, diante das dificuldades do seu cotidiano. Esse artigo tem uma grande relevância científica, educacional e social, tendo em vista que o conhecimento científico foi estendido para a educação básica, propiciando a relação entre as experiências vividas pelos estudantes com o ensino de biologia celular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID866_08092015212744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEILZA CARLA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEILZA CARLA" "autor_email" => "geilza_55@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }