O presente artigo trata-se de um relato de experiência de formação continuada para docentes, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Turismo de Belford Roxo, município da região metropolitana do Rio de Janeiro. Diante das dificuldades enfrentadas pelo poder público em proporcionar encontros presenciais que atendam a todos os docentes da rede municipal, a Subsecretaria de Planejamento Pedagógico proporciona aos profissionais da educação cursos de formação continuada na modalidade à distância. O curso piloto trata da educação e das relações étnico-raciais, e foi oferecido para todos os profissionais da educação que atuam ou não em sala de aula. O projeto, denominado “Conecta Bel”, usa blogs e formulários do Google como ferramentas de mediação, com textos curtos e de linguagem fácil, além de remeter, através de links na página do curso, a textos acadêmicos como base para as discussões, vídeos curtos no YouTube para complementar as informações e reportagem de jornais e outros blogs para ilustrar o tema das aulas. Embora alguns inscritos não tenham participado efetivamente e tivéssemos alguns problemas de acesso a internet, consideramos que logramos êxito nessa experiência .