Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA VISÃO PSICOLÓGICA

Palavra-chaves: RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO;, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM;, AFETIVIDADE. Pôster (PO) / Poster Submission Fundamentos da Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15191
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1213
    "inscrito_id" => 2814
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA VISÃO PSICOLÓGICA"
    "resumo" => "O presente estudo aborda o processo interativo na relação professor-aluno, visando as contribuições e implicações que acontecem no espaço da sala de aula, e para isso é preciso formar cidadãos crítico e conscientes nesse processo. Neste sentido, o professor deve proporcionar um espaço de trocas para que sejam desenvolvidas suas potencialidades, é preciso também, que seja estabelecido um clima empático nessa relação. Com o objetivo de analisar a relação professor-aluno, realizou-se um estágio no âmbito escolar pelos alunos de Psicologia, em Cajazeiras, na Paraíba. O estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Mozart Rodrigues, no 1° ano, no período de março à maio de 2015, foram utilizadas  entrevistas com a professora além da observação sistemática em sala de aula. Diante do que foi coletado, percebeu-se uma dicotomia entre teoria e prática, o que caracteriza um ensino tradicional fadado, implicando assim, na relação afetiva e de aprendizagem dos protagonistas desse espaço."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO;, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM;, AFETIVIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID2814_02092015130140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IAMARA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "IAMARA PEREIRA"
    "autor_email" => "iamara.bsf@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15191
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1213
    "inscrito_id" => 2814
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA VISÃO PSICOLÓGICA"
    "resumo" => "O presente estudo aborda o processo interativo na relação professor-aluno, visando as contribuições e implicações que acontecem no espaço da sala de aula, e para isso é preciso formar cidadãos crítico e conscientes nesse processo. Neste sentido, o professor deve proporcionar um espaço de trocas para que sejam desenvolvidas suas potencialidades, é preciso também, que seja estabelecido um clima empático nessa relação. Com o objetivo de analisar a relação professor-aluno, realizou-se um estágio no âmbito escolar pelos alunos de Psicologia, em Cajazeiras, na Paraíba. O estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Mozart Rodrigues, no 1° ano, no período de março à maio de 2015, foram utilizadas  entrevistas com a professora além da observação sistemática em sala de aula. Diante do que foi coletado, percebeu-se uma dicotomia entre teoria e prática, o que caracteriza um ensino tradicional fadado, implicando assim, na relação afetiva e de aprendizagem dos protagonistas desse espaço."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO;, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM;, AFETIVIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID2814_02092015130140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IAMARA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "IAMARA PEREIRA"
    "autor_email" => "iamara.bsf@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente estudo aborda o processo interativo na relação professor-aluno, visando as contribuições e implicações que acontecem no espaço da sala de aula, e para isso é preciso formar cidadãos crítico e conscientes nesse processo. Neste sentido, o professor deve proporcionar um espaço de trocas para que sejam desenvolvidas suas potencialidades, é preciso também, que seja estabelecido um clima empático nessa relação. Com o objetivo de analisar a relação professor-aluno, realizou-se um estágio no âmbito escolar pelos alunos de Psicologia, em Cajazeiras, na Paraíba. O estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Mozart Rodrigues, no 1° ano, no período de março à maio de 2015, foram utilizadas entrevistas com a professora além da observação sistemática em sala de aula. Diante do que foi coletado, percebeu-se uma dicotomia entre teoria e prática, o que caracteriza um ensino tradicional fadado, implicando assim, na relação afetiva e de aprendizagem dos protagonistas desse espaço.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.