MATA, Luana Da. Relações de gênero nos anos iniciais durante as brincadeiras.. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16897>. Acesso em: 22/11/2024 06:25
Este artigo tem como objetivo refletir como os brinquedos e as brincadeiras estabelecem as relações de gênero na educação infantil e como elas influenciam o desenvolvimento da aprendizagem neste contexto educacional. Nossa proposta é mostrar como ocorrem as desigualdades de gênero, identificando as principais práticas que diferenciam meninos de meninas em uma Creche Municipal de Campina Grande-PB. Para isso utilizamos observações e anotações realizadas durante o estágio supervisionado de educação infantil, trata-se de um relato de experiência de pesquisa, realizado com crianças do maternal II, no sentido de mostrar como as crianças são educadas a partir das relações de gênero estabelecidas na realização das atividades e principalmente durante as brincadeiras. Nossa abordagem metodológica inicia-se com um estudo bibliográfico, quando fizemos leituras sobre o tema em questão, essa pesquisa foi realizada com meninos e meninas do maternal II de uma Creche Municipal de Campina Grande-PB, na qual se busca descrever as características do funcionamento da sala de atividades. Com isso, iremos focar principalmente nas práticas de brincadeiras e nos brinquedos utilizados pelas crianças, para que dessa maneira possamos compreender como as relações de gênero contribuem ou não para o desenvolvimento das desigualdades entre meninos e meninas.