A leitura, desde muito tempo, é alvo de estudos e pesquisas. Destas surgiram inúmeras concepções de leitor, desde ao decodificador de palavras ao ser que está inserido no contexto da leitura interativa. Diante destas informações o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos folhetos de cordel na prática de leitura mediante um projeto apresentado em uma escola localizada na zona rural do munícipio de Alagoinha-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância da leitura ser uma escolha pessoal e dessa escolha estar associada à preferência do leitor e não ser uma imposição do professor. O que consequentemente revela os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e nos meios de analisar alunos leitores sob tal aspecto. Buscamos mostrar, de forma bem fundamentada, que a literatura de cordel pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como embasamento teórico ANTUNES (2003) que faz uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa, GERALDI (2006) o qual focaliza o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas a partir de experiências vivenciadas em sala de aula, LAJOLO (2002) que aborda os aspectos sociais como partes fundamentais da leitura, SANTOS (2006) que aborda a importância dos folhetos de cordel, MARCUSHI (2002) que discute o valor dos gêneros textuais na prática de leitura entre outros. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular a leitura de textos literários de forma livre e opcional.