Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA JULIETA DE LIMA E COSTA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A principal finalidade quando surge tema de trabalho Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. Para isso é necessário que mais do que informações e conceitos a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. O trabalho foi justificado pela necessidade de refletir sobre a importância da implantação de uma Educação Ambiental efetiva e sensibilizadora, de forma que ocorram mudanças de atitudes e apropriação de posturas que alcancem o equilíbrio ambiental e sua importância em fornecer para os educadores direcionamentos que demonstrem urgentemente a necessidade da implantação de uma Educação Ambiental eficiente, possibilitando assim um equilíbrio entre as ações do homem e a natureza. Este trabalho teve como objetivo verificar como a escola pesquisada trabalha o tema Educação Ambiental e analisar os seus projetos identificando as principais dificuldades encontradas na aplicação dos mesmos. A pesquisa foi desenvolvida no Município de Cuité na Paraíba, em 01 escola pública. O público pesquisado foram 24 professores da referida escola. Foi aplicado questionário com 09 perguntas fechadas para os professores onde se verificou como os professores trabalham o tema e se trabalham. Os resultados mostraram que a maioria deles são licenciados em áreas diferentes das de Ciências e Biologia. Pretendeu-se identificar quais as modalidades didáticas mais utilizadas pelo professor em sala de aula. A alternativa que foi mais apontada pelos professores foi a aula expositiva (81%), entre os outros itens sugeridos, 36% disse utilizar a prática de seminários em sala de aula, 70% promovem estudo dirigido, 70% fazem aulas práticas e 33% fazem saída de campo. Ao que se refere em trabalhar a Educação Ambiental em suas aulas 100% (vinte e quatro) das respostas foram afirmativas. 95% deles responderam que receberam uma boas informações com ênfase para a questão ambiental durante a formação acadêmica e estes mesmos responderam que não haviam sido oferecidos cursos de aperfeiçoamento. Os dados mostraram que as maiores limitações para o desenvolvimento da temática ambiental ainda é a falta de material. Professores trabalham a Educação Ambiental em seus diferentes componentes curriculares, afirmando ter recebido essa orientação em suas formações. Formação essa com o aporte necessário para o desenvolvimento de projetos que abordem essa temática.

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