EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS: CONTEXTO EDUCATIVO PARA O ENSINO DO ESPANHOL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15840 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 990 "inscrito_id" => 3507 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS: CONTEXTO EDUCATIVO PARA O ENSINO DO ESPANHOL" "resumo" => "Resumo do artigo: A educação de alunos surdos tem nova orientação filosófica e metodológica: a Educação Bilíngue. Esta proposta exige que o ambiente da sala de aula seja favorável a uma abordagem bilíngue e bicultural. O objetivo deste estudo é investigar os fatores que promovem essa ambientação para o ensino do espanhol, as relações que se estabelecem entre eles no processo de aprendizagem e o papel que estes desempenham no fazer pedagógico. Para tanto se dialoga com diversos pesquisadores, entre eles: Skliar, Quadros, Sá, Brito, Slomski e Vigotsky. Para entender o que acontece na sala de aula bilíngue da escola regular, apresenta-se um recorte de entrevistas com professoras de espanhol do Ensino Médio. A partir da investigação bibliográfica e dos relatos apresentados pelas docentes é possível apreender que, LIBRAS e Português precisam ter papéis bem definidos na abordagem bilíngue e que o currículo do Ensino Médio não abarca a expressão cultural da pessoa surda. O Estado ainda não garante a presença do Intérprete de LIBRAS durante todo ano letivo, e quando presente, não se estabelece uma parceria entre intérprete e professor de espanhol. Em síntese, de acordo com o modelo pedagógico identificado nas vozes das docentes, a ambientação da sala de aula não viabiliza a educação bilíngue e bicultural para o ensino do espanhol ao aluno surdo, muito em razão do protagonismo da língua portuguesa sinalizada, que nesse contexto, reduz o ensino da língua espanhola a um segundo plano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE, ENSINO DO ESPANHOL, SURDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3507_22082015142921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTENEYD LELLYS ALVES INACIO" "autor_nome_curto" => "LELLYS" "autor_email" => "ruteneydlellys@hotmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15840 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 990 "inscrito_id" => 3507 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS: CONTEXTO EDUCATIVO PARA O ENSINO DO ESPANHOL" "resumo" => "Resumo do artigo: A educação de alunos surdos tem nova orientação filosófica e metodológica: a Educação Bilíngue. Esta proposta exige que o ambiente da sala de aula seja favorável a uma abordagem bilíngue e bicultural. O objetivo deste estudo é investigar os fatores que promovem essa ambientação para o ensino do espanhol, as relações que se estabelecem entre eles no processo de aprendizagem e o papel que estes desempenham no fazer pedagógico. Para tanto se dialoga com diversos pesquisadores, entre eles: Skliar, Quadros, Sá, Brito, Slomski e Vigotsky. Para entender o que acontece na sala de aula bilíngue da escola regular, apresenta-se um recorte de entrevistas com professoras de espanhol do Ensino Médio. A partir da investigação bibliográfica e dos relatos apresentados pelas docentes é possível apreender que, LIBRAS e Português precisam ter papéis bem definidos na abordagem bilíngue e que o currículo do Ensino Médio não abarca a expressão cultural da pessoa surda. O Estado ainda não garante a presença do Intérprete de LIBRAS durante todo ano letivo, e quando presente, não se estabelece uma parceria entre intérprete e professor de espanhol. Em síntese, de acordo com o modelo pedagógico identificado nas vozes das docentes, a ambientação da sala de aula não viabiliza a educação bilíngue e bicultural para o ensino do espanhol ao aluno surdo, muito em razão do protagonismo da língua portuguesa sinalizada, que nesse contexto, reduz o ensino da língua espanhola a um segundo plano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE, ENSINO DO ESPANHOL, SURDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3507_22082015142921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTENEYD LELLYS ALVES INACIO" "autor_nome_curto" => "LELLYS" "autor_email" => "ruteneydlellys@hotmail.co" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }