Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EJA E DEFICIÊNCIA: RESSIGNIFICANDO PARADIGMAS, BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DA PROPOSTA DE INCLUSÃO ESCOLAR.

Palavra-chaves: JOVENS, ADULTOS, DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15926
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1482
    "inscrito_id" => 1453
    "titulo" => "EJA E DEFICIÊNCIA: RESSIGNIFICANDO PARADIGMAS, BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DA PROPOSTA DE INCLUSÃO ESCOLAR."
    "resumo" => "Este estudo recorte de dissertação de mestrado, tem como objetivo problematizar, a partir da voz do jovem e adulto com deficiência, o processo de inclusão na escola regular na modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos), tendo em vista a trajetória educacional desses sujeitos. Ouvir as vozes dos jovens e adultos com deficiência é explicitar a importância de esses sujeitos falarem sobre eles mesmos, rompendo com a condição de assujeitamento e invisibilidade social historicamente perpetuada. Buscando enfocar as vozes dos sujeitos com deficiência (entrevistas), situadas nos contextos escolares dos quais faziam parte (observações). Os dados revelaram que, mesmo em uma escola que direciona o trabalho na perspectiva de educação inclusiva, as práticas se revelaram engessadas e estereotipadas, onde as vozes são invisibilizadas por meio de uma visão incapacitante do sujeito com deficiência, inviabilizam a promoção da autonomia e do protagonismo frente aos diversos processos sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "JOVENS, ADULTOS, DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID1453_06092015225156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALUSKA PERES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALUSKA PERES"
    "autor_email" => "aluskaperes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15926
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1482
    "inscrito_id" => 1453
    "titulo" => "EJA E DEFICIÊNCIA: RESSIGNIFICANDO PARADIGMAS, BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DA PROPOSTA DE INCLUSÃO ESCOLAR."
    "resumo" => "Este estudo recorte de dissertação de mestrado, tem como objetivo problematizar, a partir da voz do jovem e adulto com deficiência, o processo de inclusão na escola regular na modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos), tendo em vista a trajetória educacional desses sujeitos. Ouvir as vozes dos jovens e adultos com deficiência é explicitar a importância de esses sujeitos falarem sobre eles mesmos, rompendo com a condição de assujeitamento e invisibilidade social historicamente perpetuada. Buscando enfocar as vozes dos sujeitos com deficiência (entrevistas), situadas nos contextos escolares dos quais faziam parte (observações). Os dados revelaram que, mesmo em uma escola que direciona o trabalho na perspectiva de educação inclusiva, as práticas se revelaram engessadas e estereotipadas, onde as vozes são invisibilizadas por meio de uma visão incapacitante do sujeito com deficiência, inviabilizam a promoção da autonomia e do protagonismo frente aos diversos processos sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "JOVENS, ADULTOS, DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID1453_06092015225156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALUSKA PERES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALUSKA PERES"
    "autor_email" => "aluskaperes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este estudo recorte de dissertação de mestrado, tem como objetivo problematizar, a partir da voz do jovem e adulto com deficiência, o processo de inclusão na escola regular na modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos), tendo em vista a trajetória educacional desses sujeitos. Ouvir as vozes dos jovens e adultos com deficiência é explicitar a importância de esses sujeitos falarem sobre eles mesmos, rompendo com a condição de assujeitamento e invisibilidade social historicamente perpetuada. Buscando enfocar as vozes dos sujeitos com deficiência (entrevistas), situadas nos contextos escolares dos quais faziam parte (observações). Os dados revelaram que, mesmo em uma escola que direciona o trabalho na perspectiva de educação inclusiva, as práticas se revelaram engessadas e estereotipadas, onde as vozes são invisibilizadas por meio de uma visão incapacitante do sujeito com deficiência, inviabilizam a promoção da autonomia e do protagonismo frente aos diversos processos sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.