A LITERATURA INFANTIL COMO UMA FERRAMENTA NA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA E RACIAL DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM NAZARÉ DA MATA-PE.
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Apesar de desde março de 2003 ter sido sancionada a Lei 10.639/03 que alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e estabeleceu as Diretrizes Curriculares para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura Afro-Brasileira e Africana, resgatando historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. A referida Lei instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar da Educação Básica, resgatando historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Passados mais de dez anos de existência da referida lei, ainda encontramos práticas que não valorizam a presença dos negros na formação do nosso país e contribuem para a manutenção das hierarquias raciais na sociedade contemporânea. 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Nossa pesquisa está alicerçada na pesquisa-ação-formação por buscar agregar métodos que direcionam para a ação e a formação dos sujeitos envolvidos no processo de investigação. A nossa proposta se deu por meio de oficinas de leitura realizadas na presença dos respectivos professores com o auxilio de estudantes de graduação em Pedagogia. Utilizamos também um diário de campo e da observação participante para mapear as atitudes dos alunos ao se depararem com tais livros, positivas ou negativas, assim como as atitudes dos professores envolvidos com a nossa pesquisa. Percebemos que o contato com livros de literatura infantil que trazem personagens negros como protagonistas favoreceu a construção de uma consciência cultural e a valorização da cultura negra, importantes elementos para a formação de cidadãos capazes de conviver respeitosamente na sociedade em que vivem independentemente de cor, sexo ou classe social. 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