Essencial para o reconhecimento e credenciamento de uma instituição de ensino superior (IES) como “universidade”, a pós-graduação stricto sensu vem ganhando ênfase ascendente no cenário educacional brasileiro, em especial na última década, com a constante renovação das exigências pelos órgãos governamentais e os avanços no âmbito da legislação.
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é uma instituição multicampi e está presente em vinte e quatro cidades e quatorze regiões econômicas do Estado. Em sua multidisciplinaridade de cursos em nível stricto, oferece oportunidades em diversas áreas do conhecimento (Educação, Biodiversidade, História, Cultura, Química) mas, ainda necessita ter o seu potencial de interiorização ampliado de forma estruturada e explorando as necessidades regionais da sua área de atuação .
Neste sentido, a gestão integrada das informações administrativas e acadêmicas que perpassam os cursos constitui um pilar de importância vital para os avanços necessários a esta expansão, tais como: ampliação da oferta de cursos; qualificação do seu quadro docente; expansão das pesquisas realizadas; financiamento de projetos; exploração do potencial em registro de marcas e patentes; ampliação e qualificação da produção técnica e bibliográfica, entre outros.
Assim surge a proposta para modelagem e desenvolvimento do sistema integrado de gestão da informação da pós-graduação stricto sensu da UNEB: “Plataforma Pandora”. A pesquisa, em andamento no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da UNEB, tem por objetivo central a modelagem dos requisitos iniciais para o desenvolvimento do software integrado de gestão Plataforma Pandora e a apresentação da estrutura do manual (template) de operacionalização do sistema. Nas etapas de desenvolvimento do trabalho, já alcançamos os seguintes resultados: 1- Levantamento do contexto institucional e definição da metodologia de pesquisa; 2 - Identificação dos requisitos iniciais para a engenharia da Plataforma Pandora; e 3 – Análise da viabilidade de implementação. Definimos o Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC/UNEB como lócus inicial da pesquisa.