O presente trabalho de cunho bibliográfico visa analisar dados (Informações / artigos) referentes à questão da inclusão digital em escolas públicas, com o objetivo de conscientização e consequentemente contribuir para a amenização das exclusões dentro e fora do ambiente escolar especialmente no que se refere as novas TICs. Para isso se propõe refletir sobre os seguintes aspectos primordiais: como se deu a evolução tecnológica? Quais são as políticas públicas propostas pelo governo para a Inclusão Digital?O que é inclusão escolar ou educação inclusiva? O que se entende por inclusão digital? E como ela pode contribuir para amenizar a exclusão escolar? Por que não começar a inclusão digital pelo professor nas formações continuadas? Acredita-se que o educador consciente de tais processos assuma seu real papel colaborando assim para que cada indivíduo possa não ter só acesso a equipamentos tecnológicos, como o computador por exemplo, que é um dos mais importantes por ser o mais completo, mas que saiba de fato como utilizar esse (s) equipamento (s) para a melhoria de seu bem estar e, que cada um se sinta útil em seu próprio processo de ensino aprendizagem como na sua preparação para o mundo de trabalho e consequentemente para a vida.