Atualmente o docente em química enfrenta as mais variadas dificuldades, entre elas, a falta de laboratórios e devidos equipamentos, que são essenciais para a demostração de processos e reações químicas. É diante dessa divergência que atuam os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que possibilitam ao aluno melhor vivência entre a teoria e a prática química. O programa atuante na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio José Baptista de Mello trabalhou com as turmas de 1º anos do programa de Educação de Jovens e Adultos ( EJA) com a finalidade de contextualizar o conteúdo, a saber, técnicas de separação de misturas. Diante dessa proposta, desenvolveu-se um destilador com auxílio de materiais alternativos de baixo custo, em que foram utilizados garrafa pet, lâmpada incandescente, magueira fina, bocal, fogareiro elétrico, garras, suporte universal, funil, filtro de papel e gelo. A priori, explanou-se as técnicas de sepação de misturas, conteúdo aplicado pelo professor, em seguida os bolsistas apresentaram a prática em questão. Misturou-se água, corante, areia e sal, primeiramente apresentando o processo de filtração. Após esse procedimento, colocou-se o filtrado no destilador alternativo para que os alunos pudessem observar as etapas do processo. Por fim, apresentou-se o processo da destilação simples, com o destilador alternativo. Após o experimento, aplicou-se um questionário com dez questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que serviu de embasamento para a construção dos resultados desta pesquisa.