ENSINO DE FAUNA DO SOLO: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ENSINO ESTADUAL INÁCIO PASSARINHO EM CAXIAS-MA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15943 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1418 "inscrito_id" => 5609 "titulo" => "ENSINO DE FAUNA DO SOLO: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ENSINO ESTADUAL INÁCIO PASSARINHO EM CAXIAS-MA" "resumo" => "A fauna do solo é um dos temas da biologia que estão mais relacionados ou talvez, que tenha maior facilidade de promover e permitir o estabelecimento de correlações com atividades perceptíveis no cotidiano dos estudantes. Apesar da sua importância para o meio ambiente e para os organismos, a fauna do solo tem seu estudo pouco valorizado na maioria dos livros e apostilas perante o ensino médio, e como consequência temos uma aquisição de conhecimentos cada vez menor por parte dos educandos na compreensão deste tema. Diante dessa deficiência, este trabalho tem como intuito verificar o ensino da mesma com alunos do Centro de Ensino Inácio Passarinho em Caxias MA. A pesquisa aconteceu no mês de junho com alunos do 3° ano A do turno vespertino. Para a coleta de dados foram aplicados 32 questionários contendo cinco perguntas objetivas referentes ao ensino e ao tema fauna do solo. Posteriormente os dados foram tabulados e expostos em gráficos para melhor visualização dos resultados. Por meio deste trabalho percebemos qu a multidisciplinaridade da Biologia do Solo sendo a mesma muito relacionada ao ensino de Geografia, a abordagem do assunto no livro didático de maneira não explícita, o uso exclusivo do livro didático pelos docentes e deficiência dos estudos relacionadas a mesma na formação inicial dos professores são fatores que inviabilizam o ensino e estudo de maneira adequada pelos alunos do 3° ano do ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FAUNA DO SOLO, ENSINO, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5609_06092015100615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE CUNHA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LAIANE FERREIRA" "autor_email" => "laianeferreira@outlook.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MARANHÃO IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15943 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1418 "inscrito_id" => 5609 "titulo" => "ENSINO DE FAUNA DO SOLO: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE ENSINO ESTADUAL INÁCIO PASSARINHO EM CAXIAS-MA" "resumo" => "A fauna do solo é um dos temas da biologia que estão mais relacionados ou talvez, que tenha maior facilidade de promover e permitir o estabelecimento de correlações com atividades perceptíveis no cotidiano dos estudantes. Apesar da sua importância para o meio ambiente e para os organismos, a fauna do solo tem seu estudo pouco valorizado na maioria dos livros e apostilas perante o ensino médio, e como consequência temos uma aquisição de conhecimentos cada vez menor por parte dos educandos na compreensão deste tema. Diante dessa deficiência, este trabalho tem como intuito verificar o ensino da mesma com alunos do Centro de Ensino Inácio Passarinho em Caxias MA. A pesquisa aconteceu no mês de junho com alunos do 3° ano A do turno vespertino. Para a coleta de dados foram aplicados 32 questionários contendo cinco perguntas objetivas referentes ao ensino e ao tema fauna do solo. Posteriormente os dados foram tabulados e expostos em gráficos para melhor visualização dos resultados. Por meio deste trabalho percebemos qu a multidisciplinaridade da Biologia do Solo sendo a mesma muito relacionada ao ensino de Geografia, a abordagem do assunto no livro didático de maneira não explícita, o uso exclusivo do livro didático pelos docentes e deficiência dos estudos relacionadas a mesma na formação inicial dos professores são fatores que inviabilizam o ensino e estudo de maneira adequada pelos alunos do 3° ano do ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FAUNA DO SOLO, ENSINO, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5609_06092015100615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE CUNHA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LAIANE FERREIRA" "autor_email" => "laianeferreira@outlook.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MARANHÃO IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }