A fauna do solo é um dos temas da biologia que estão mais relacionados ou talvez, que tenha maior facilidade de promover e permitir o estabelecimento de correlações com atividades perceptíveis no cotidiano dos estudantes. Apesar da sua importância para o meio ambiente e para os organismos, a fauna do solo tem seu estudo pouco valorizado na maioria dos livros e apostilas perante o ensino médio, e como consequência temos uma aquisição de conhecimentos cada vez menor por parte dos educandos na compreensão deste tema. Diante dessa deficiência, este trabalho tem como intuito verificar o ensino da mesma com alunos do Centro de Ensino Inácio Passarinho em Caxias MA. A pesquisa aconteceu no mês de junho com alunos do 3° ano A do turno vespertino. Para a coleta de dados foram aplicados 32 questionários contendo cinco perguntas objetivas referentes ao ensino e ao tema fauna do solo. Posteriormente os dados foram tabulados e expostos em gráficos para melhor visualização dos resultados. Por meio deste trabalho percebemos qu a multidisciplinaridade da Biologia do Solo sendo a mesma muito relacionada ao ensino de Geografia, a abordagem do assunto no livro didático de maneira não explícita, o uso exclusivo do livro didático pelos docentes e deficiência dos estudos relacionadas a mesma na formação inicial dos professores são fatores que inviabilizam o ensino e estudo de maneira adequada pelos alunos do 3° ano do ensino médio.