O ENSINO DE MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16417 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1764 "inscrito_id" => 1488 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA" "resumo" => "Este trabalho é resultado a dissertação de mestrado intitulada “O ensino de Matemática e a informática: uso do Scratch como ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria” que teve por objetivo analisar as possíveis contribuições da informática no ensino e aprendizagem da Matemática em uma escola municipal da cidade de Barra de São Miguel-PB. Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca do ensino de Matemática, a metodologia, resultados e discussões e as conclusões. Inicialmente, realizou-se um estudo bibliográfico, e posteriormente uma intervenção pedagógica, com uma turma do ensino fundamental II, fazendo-se uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem do assunto polígonos. Os sujeitos participantes foram 18 educandos (as) do turno da noite, da Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda, situada no município de Barra de São Miguel – PB. Na intervenção, foram ministradas cinco aulas com o software livre Scratch como recurso informacional e ao final da experiência de mediação docente os educandos construíram um jogo disponibilizado na web como produto final. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Os resultados da pesquisa revelaram que o bom uso da informática proporciona novas descobertas aos alunos, configurando-se como um potencializador da aprendizagem, estimula a criatividade e a capacidade inventiva. Concluiu-se que o uso da informática na educação detém vantagens e desvantagens, que a eficácia do seu uso depende da forma como o professor a insere pedagogicamente em sua prática e que o software livre Scratch pode ser um instrumento no ensino da geometria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "INFORMÁTICA, GEOMETRIA, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1488_08092015105409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO VIEIRA CABRAL" "autor_nome_curto" => "RONALDO VIEIRA" "autor_email" => "ronaldovieiracabral@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16417 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1764 "inscrito_id" => 1488 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA E A INFORMÁTICA: USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA" "resumo" => "Este trabalho é resultado a dissertação de mestrado intitulada “O ensino de Matemática e a informática: uso do Scratch como ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria” que teve por objetivo analisar as possíveis contribuições da informática no ensino e aprendizagem da Matemática em uma escola municipal da cidade de Barra de São Miguel-PB. Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca do ensino de Matemática, a metodologia, resultados e discussões e as conclusões. Inicialmente, realizou-se um estudo bibliográfico, e posteriormente uma intervenção pedagógica, com uma turma do ensino fundamental II, fazendo-se uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem do assunto polígonos. Os sujeitos participantes foram 18 educandos (as) do turno da noite, da Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda, situada no município de Barra de São Miguel – PB. Na intervenção, foram ministradas cinco aulas com o software livre Scratch como recurso informacional e ao final da experiência de mediação docente os educandos construíram um jogo disponibilizado na web como produto final. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Os resultados da pesquisa revelaram que o bom uso da informática proporciona novas descobertas aos alunos, configurando-se como um potencializador da aprendizagem, estimula a criatividade e a capacidade inventiva. Concluiu-se que o uso da informática na educação detém vantagens e desvantagens, que a eficácia do seu uso depende da forma como o professor a insere pedagogicamente em sua prática e que o software livre Scratch pode ser um instrumento no ensino da geometria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "INFORMÁTICA, GEOMETRIA, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1488_08092015105409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO VIEIRA CABRAL" "autor_nome_curto" => "RONALDO VIEIRA" "autor_email" => "ronaldovieiracabral@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }