EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16031 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 1422 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO" "resumo" => "O artigo apresenta uma experiência exitosa com a leitura de literatura na formação de um grupo de bolsistas da Iniciação Científica no período de fevereiro a junho de 2015. A iniciativa - em andamento - é uma atividade proposta pelo grupo de pesquisa Ensino e linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, cuja finalidade é promover um espaço de mediação de leitura entre os alunos sob a orientação de um pós-graduando a partir das obras Primeiras estórias de Guimarães Rosa e Felicidade clandestina de Clarice Lispector. Nessa direção este estudo tem como objetivo divulgar o efeito promissor do texto literário na formação do professor em formação inicial através do prazer estabelecido na leitura, destacando principalmente a concepção de leitura literária e suas estratégias de mediação. O estudo alinha-se à vertente qualitativa e descritiva com base em princípios da pesquisa bibliográfica. Assim, a partir dos pressupostos teóricos da estética da recepção Jauss (1979) e Iser, (1996), utilizamos os estudos de Amarilha (2012, 2013), Souza (2004), Turchi; Silva (2006), dentre outros. Os resultados dessa experiência formativa apontam para a necessidade do reconhecimento da importância da leitura literária na formação inicial, tendo em vista sua contribuição para ampliar o repertório dos estudantes, além de disseminar a formação do leitor de literatura no âmbito acadêmico. É visível a recepção do aluno para com o texto quando é previamente planejado, isso provoca um (re) pensar do lugar/função da literatura na formação do professor como um leitor para atuar na formação de novos leitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA DE LITERATURA, FORMAÇÃO INICIAL, REPERTÓRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID1422_30062015230459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS" "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS" "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16031 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 1422 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO" "resumo" => "O artigo apresenta uma experiência exitosa com a leitura de literatura na formação de um grupo de bolsistas da Iniciação Científica no período de fevereiro a junho de 2015. A iniciativa - em andamento - é uma atividade proposta pelo grupo de pesquisa Ensino e linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, cuja finalidade é promover um espaço de mediação de leitura entre os alunos sob a orientação de um pós-graduando a partir das obras Primeiras estórias de Guimarães Rosa e Felicidade clandestina de Clarice Lispector. Nessa direção este estudo tem como objetivo divulgar o efeito promissor do texto literário na formação do professor em formação inicial através do prazer estabelecido na leitura, destacando principalmente a concepção de leitura literária e suas estratégias de mediação. O estudo alinha-se à vertente qualitativa e descritiva com base em princípios da pesquisa bibliográfica. Assim, a partir dos pressupostos teóricos da estética da recepção Jauss (1979) e Iser, (1996), utilizamos os estudos de Amarilha (2012, 2013), Souza (2004), Turchi; Silva (2006), dentre outros. Os resultados dessa experiência formativa apontam para a necessidade do reconhecimento da importância da leitura literária na formação inicial, tendo em vista sua contribuição para ampliar o repertório dos estudantes, além de disseminar a formação do leitor de literatura no âmbito acadêmico. É visível a recepção do aluno para com o texto quando é previamente planejado, isso provoca um (re) pensar do lugar/função da literatura na formação do professor como um leitor para atuar na formação de novos leitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA DE LITERATURA, FORMAÇÃO INICIAL, REPERTÓRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID1422_30062015230459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS" "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS" "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }