Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO

Palavra-chaves: LEITURA DE LITERATURA, FORMAÇÃO INICIAL, REPERTÓRIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16031
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 1422
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO"
    "resumo" => "O artigo apresenta uma experiência exitosa com a leitura de literatura na formação de um grupo de bolsistas da Iniciação Científica no período de fevereiro a junho de 2015. A iniciativa - em andamento - é uma atividade proposta pelo grupo de pesquisa Ensino e linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, cuja finalidade é promover um espaço de mediação de leitura entre os alunos sob a orientação de um pós-graduando a partir das obras Primeiras estórias de Guimarães Rosa e Felicidade clandestina de Clarice Lispector. Nessa direção este estudo tem como objetivo divulgar o efeito promissor do texto literário na formação do professor em formação inicial através do prazer estabelecido na leitura, destacando principalmente a concepção de leitura literária e suas estratégias de mediação. O estudo alinha-se à vertente qualitativa e descritiva com base em princípios da pesquisa bibliográfica. Assim, a partir dos pressupostos teóricos da estética da recepção Jauss (1979) e Iser, (1996), utilizamos os estudos de Amarilha (2012, 2013), Souza (2004), Turchi; Silva (2006), dentre outros. Os resultados dessa experiência formativa apontam para a necessidade do reconhecimento da importância da leitura literária na formação inicial, tendo em vista sua contribuição para ampliar o repertório dos estudantes, além de disseminar a formação do leitor de literatura no âmbito acadêmico. É visível a recepção do aluno para com o texto quando é previamente planejado, isso provoca um (re) pensar do lugar/função da literatura na formação do professor como um leitor para atuar na formação de novos leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA DE LITERATURA, FORMAÇÃO INICIAL, REPERTÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID1422_30062015230459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS"
    "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16031
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 1422
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO"
    "resumo" => "O artigo apresenta uma experiência exitosa com a leitura de literatura na formação de um grupo de bolsistas da Iniciação Científica no período de fevereiro a junho de 2015. A iniciativa - em andamento - é uma atividade proposta pelo grupo de pesquisa Ensino e linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, cuja finalidade é promover um espaço de mediação de leitura entre os alunos sob a orientação de um pós-graduando a partir das obras Primeiras estórias de Guimarães Rosa e Felicidade clandestina de Clarice Lispector. Nessa direção este estudo tem como objetivo divulgar o efeito promissor do texto literário na formação do professor em formação inicial através do prazer estabelecido na leitura, destacando principalmente a concepção de leitura literária e suas estratégias de mediação. O estudo alinha-se à vertente qualitativa e descritiva com base em princípios da pesquisa bibliográfica. Assim, a partir dos pressupostos teóricos da estética da recepção Jauss (1979) e Iser, (1996), utilizamos os estudos de Amarilha (2012, 2013), Souza (2004), Turchi; Silva (2006), dentre outros. Os resultados dessa experiência formativa apontam para a necessidade do reconhecimento da importância da leitura literária na formação inicial, tendo em vista sua contribuição para ampliar o repertório dos estudantes, além de disseminar a formação do leitor de literatura no âmbito acadêmico. É visível a recepção do aluno para com o texto quando é previamente planejado, isso provoca um (re) pensar do lugar/função da literatura na formação do professor como um leitor para atuar na formação de novos leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA DE LITERATURA, FORMAÇÃO INICIAL, REPERTÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID1422_30062015230459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MANU MEDEIROS"
    "autor_email" => "manumedeiros2005@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O artigo apresenta uma experiência exitosa com a leitura de literatura na formação de um grupo de bolsistas da Iniciação Científica no período de fevereiro a junho de 2015. A iniciativa - em andamento - é uma atividade proposta pelo grupo de pesquisa Ensino e linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, cuja finalidade é promover um espaço de mediação de leitura entre os alunos sob a orientação de um pós-graduando a partir das obras Primeiras estórias de Guimarães Rosa e Felicidade clandestina de Clarice Lispector. Nessa direção este estudo tem como objetivo divulgar o efeito promissor do texto literário na formação do professor em formação inicial através do prazer estabelecido na leitura, destacando principalmente a concepção de leitura literária e suas estratégias de mediação. O estudo alinha-se à vertente qualitativa e descritiva com base em princípios da pesquisa bibliográfica. Assim, a partir dos pressupostos teóricos da estética da recepção Jauss (1979) e Iser, (1996), utilizamos os estudos de Amarilha (2012, 2013), Souza (2004), Turchi; Silva (2006), dentre outros. Os resultados dessa experiência formativa apontam para a necessidade do reconhecimento da importância da leitura literária na formação inicial, tendo em vista sua contribuição para ampliar o repertório dos estudantes, além de disseminar a formação do leitor de literatura no âmbito acadêmico. É visível a recepção do aluno para com o texto quando é previamente planejado, isso provoca um (re) pensar do lugar/função da literatura na formação do professor como um leitor para atuar na formação de novos leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.