REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA LEITURA SOBRE A RELAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE OS SABERES DA ESCOLA E CONHECIMENTO NÃO FORMAL.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16887 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 2482 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA LEITURA SOBRE A RELAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE OS SABERES DA ESCOLA E CONHECIMENTO NÃO FORMAL." "resumo" => "A educação escolar brasileira frente à uma geração da tecnologia digital, assim como, a um contexto temporal em que é notório uma explosão cultural, sofre uma profunda crise e inserido neste choque de realidades, que formulam dificuldades, destaca-se a responsabilidade, ou protagonismo, do exercício docente. Partindo desta afirmação, este artigo propõe uma leitura sobre o exercício da docência como sendo um aglutinador das possíveis diferenças que formatam a identidade múltipla, que constitui e formata às práticas do corpo discente, no entanto, a principal proposta de intervenção perpassa por um, preponderantemente, importante exercício que deve ser realizado pelo docente: a ligação do conhecimento abstrato que é a matéria-prima de sua aula, simbioticamente, interligado à realidade vivenciada pelos alunos. Deste modo, pode-se dizer que existe a necessidade de um conhecimento prévio do contexto cultural, social e econômico que os interlocutores estão inseridos. Dito isto, a partir de uma revisão bibliográfica e da observação de uma sala de aula em uma escola pública, possibilitada pelo estágio docente de observação, este breve enunciado tem a pretensão de perpassar uma leitura, dentre múltiplas possíveis, da complexa atividade que é o exercício docente e empregar possibilidades à aplicação de um possível, assim como, necessário “fazer pedagógico”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "CRISE ESCOLAR, CONHECIMENTO TRANSVERSAL, FAZER PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID2482_31072015171650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "aleks1928@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16887 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 2482 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA LEITURA SOBRE A RELAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE OS SABERES DA ESCOLA E CONHECIMENTO NÃO FORMAL." "resumo" => "A educação escolar brasileira frente à uma geração da tecnologia digital, assim como, a um contexto temporal em que é notório uma explosão cultural, sofre uma profunda crise e inserido neste choque de realidades, que formulam dificuldades, destaca-se a responsabilidade, ou protagonismo, do exercício docente. Partindo desta afirmação, este artigo propõe uma leitura sobre o exercício da docência como sendo um aglutinador das possíveis diferenças que formatam a identidade múltipla, que constitui e formata às práticas do corpo discente, no entanto, a principal proposta de intervenção perpassa por um, preponderantemente, importante exercício que deve ser realizado pelo docente: a ligação do conhecimento abstrato que é a matéria-prima de sua aula, simbioticamente, interligado à realidade vivenciada pelos alunos. Deste modo, pode-se dizer que existe a necessidade de um conhecimento prévio do contexto cultural, social e econômico que os interlocutores estão inseridos. Dito isto, a partir de uma revisão bibliográfica e da observação de uma sala de aula em uma escola pública, possibilitada pelo estágio docente de observação, este breve enunciado tem a pretensão de perpassar uma leitura, dentre múltiplas possíveis, da complexa atividade que é o exercício docente e empregar possibilidades à aplicação de um possível, assim como, necessário “fazer pedagógico”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "CRISE ESCOLAR, CONHECIMENTO TRANSVERSAL, FAZER PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID2482_31072015171650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEX" "autor_email" => "aleks1928@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }