A sociedade contemporânea enfrenta uma crise, que conglomera seus diversos domínios, orientada por um sistema capitalista, que propõe o consumo exacerbado e o acumulo de riqueza como indispensáveis para uma "Vida Feliz”. Compreendendo o "ambiente equilibrado" como um direito constitucional torna-se imprescindível um diálogo entre os diversos atores sociais, por meio da educação, que promova o debate e a reflexão acerca da crise ambiental, como uma questão de responsabilidade individual e coletiva, na perspectiva da cidadania. Uma escola que promova cidadania, precisa gerar espaços de diálogo e participação que leve os sujeitos a se reconhecerem como parte de um todo, e responsavéis pelo meio em que vivem a partir da Educação Ambiental.Nesse sentido, esse trabalho se propõe a abordar o papel da escola como lócus privilegiado para a promoção da cidadania por meio da Educação Ambiental. Resulta da vivência em projetos de PIBIC e Extensão, da Universidade Estadual da Paraiba - UEPB desenvolvidos em uma escola Municipal de Campina Grande-PB, nos moldes da pesquisa ação, na perspectiva colaborativa, por meio de dinâmicas, entrevistas, oficinas, estudo do meio, rodas de conversa e visitas de intercambio. Envolve um escolar e professoras e estudantes de graduação do Centro de Integração Acadêmica do Campus I-UEPB. Os resultados evidenciaram que a escola pode se constituir um lócus para a promoção da cidadania ambiental, a partir criação de espaços de diálogo e participação que desperte os estudantes a uma visão critica diante da crise ambiental, visando a transformação da realidade de forma individual e coletiva.