A INSERÇÃO DA TABELA PERIÓDICA EM UMA PERSPECTIVA CONDIZENTE À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15230 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1054 "inscrito_id" => 668 "titulo" => "A INSERÇÃO DA TABELA PERIÓDICA EM UMA PERSPECTIVA CONDIZENTE À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "Atualmente, temos várias razões que visam á inclusão de pessoas com necessidades especiais, tanto na escola como no trabalho, na sociedade como um todo. Entretanto, o que se observa quando da inclusão escolar existente destas pessoas, em especial no ensino médio, é o enorme distanciamento entre a teoria e a prática. A inclusão de alunos com deficiência, no caso desse estudo, a visual nas salas de aula do ensino regular vem acontecendo de forma lenta, pois, além de muitas escolas não terem professores habilitados a trabalhar com esta deficiência, como também a falta de materiais adaptados se torna um grande problema. Soma-se a este problema a falta de recursos didáticos, como as instalações físicas das escolas inadequadas, e principalmente a falta de preparação dos professores ao trabalhar com estas pessoas, são alguns dos empecilhos encontrados no processo de inclusão. O objetivo dessa pesquisa é investigar a estratégia didática pedagógica utilizada por professores de química com o assunto de tabela periódica em turmas com deficientes visuais, visando contribuir, assim, para o processo de inclusão destes alunos. O trabalho toma embasamento teórico os autores: Brito et al (2012); BRASIL, 2003; OLIVEIRA, J. S. et al 2013." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID668_26082015100819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE TAVARES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JOSEANE" "autor_email" => "joseane.tb@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15230 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1054 "inscrito_id" => 668 "titulo" => "A INSERÇÃO DA TABELA PERIÓDICA EM UMA PERSPECTIVA CONDIZENTE À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "Atualmente, temos várias razões que visam á inclusão de pessoas com necessidades especiais, tanto na escola como no trabalho, na sociedade como um todo. Entretanto, o que se observa quando da inclusão escolar existente destas pessoas, em especial no ensino médio, é o enorme distanciamento entre a teoria e a prática. A inclusão de alunos com deficiência, no caso desse estudo, a visual nas salas de aula do ensino regular vem acontecendo de forma lenta, pois, além de muitas escolas não terem professores habilitados a trabalhar com esta deficiência, como também a falta de materiais adaptados se torna um grande problema. Soma-se a este problema a falta de recursos didáticos, como as instalações físicas das escolas inadequadas, e principalmente a falta de preparação dos professores ao trabalhar com estas pessoas, são alguns dos empecilhos encontrados no processo de inclusão. O objetivo dessa pesquisa é investigar a estratégia didática pedagógica utilizada por professores de química com o assunto de tabela periódica em turmas com deficientes visuais, visando contribuir, assim, para o processo de inclusão destes alunos. O trabalho toma embasamento teórico os autores: Brito et al (2012); BRASIL, 2003; OLIVEIRA, J. S. et al 2013." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID668_26082015100819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE TAVARES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JOSEANE" "autor_email" => "joseane.tb@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }