Atualmente, temos várias razões que visam á inclusão de pessoas com necessidades especiais, tanto na escola como no trabalho, na sociedade como um todo. Entretanto, o que se observa quando da inclusão escolar existente destas pessoas, em especial no ensino médio, é o enorme distanciamento entre a teoria e a prática. A inclusão de alunos com deficiência, no caso desse estudo, a visual nas salas de aula do ensino regular vem acontecendo de forma lenta, pois, além de muitas escolas não terem professores habilitados a trabalhar com esta deficiência, como também a falta de materiais adaptados se torna um grande problema. Soma-se a este problema a falta de recursos didáticos, como as instalações físicas das escolas inadequadas, e principalmente a falta de preparação dos professores ao trabalhar com estas pessoas, são alguns dos empecilhos encontrados no processo de inclusão. O objetivo dessa pesquisa é investigar a estratégia didática pedagógica utilizada por professores de química com o assunto de tabela periódica em turmas com deficientes visuais, visando contribuir, assim, para o processo de inclusão destes alunos. O trabalho toma embasamento teórico os autores: Brito et al (2012); BRASIL, 2003; OLIVEIRA, J. S. et al 2013.