Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “CINEDUC: ARTICULANDO CINEMA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO”

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FILMES HISTÓRICOS, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16818
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1440
    "inscrito_id" => 914
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “CINEDUC: ARTICULANDO CINEMA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO”"
    "resumo" => "Referenciados como atividades recreativas e desinteressadas, os filmes são escassamente exibidos nas salas de aulas da educação básica, quando isso acontece , são apresentados como complemento dos conteúdos, sem uma abordagem que siga orientações de hermenêutica das imagens e orientações didáticas de trabalho pedagógico com imagens animadas. Uma integração mais satisfatória aos planejamentos de ensino requereria uma valorização dos filmes como objeto de investigação e como recurso didático em si, da mesma maneira que uma formação para o uso pedagógico de filmes oportunizaria a dinamização das atividades educacionais em espaços formativos da educação básica. No escopo de superar essas dificuldades, desde Novembro de 2013, promovemos dois Ciclos de palestras e dois cursos de extensão no Campus de Bodocongó da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para os professores da educação básica e os graduandos em licenciaturas dentro das ações do projeto de extensão “Cineduc: Articulando Cinema, História e Educação”. O projeto teve como público alvo os professores da educação básica e os alunos das licenciaturas da área de ciências humanas da UEPB, mais destacadamente Pedagogia, História e Letras, resultando em,duzentos e vinte (220) inscrições para o “I Ciclo de Palestras Sobre Cinema e História da Educação” e noventa e sete (97) inscrições para o II Ciclo de Palestras, bem como, sessenta e três (63) inscrições para o I curso de extensão “Cinema & História da Educação” e vinte e três (23) para o II Curso de extensão “Cinema e História da Educação”. Com a pretensão de oferecer uma formação continuada e permanente pela oferta de discussão e metodologias diferenciadas e inovadoras não contempladas na formação inicial dos participantes, as atividades promovidas contribuíram com o fortalecimento da formação continuada dos professores. Assim, oportunizamos a formação complementar para os licenciandos de História e outros cursos, tendo em vista que os currículos das licenciaturas não possuem disciplinas específicas de estudo da imagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FILMES HISTÓRICOS, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID914_06092015161050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SENYRA M CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "SENYRA CAVALCANT"
    "autor_email" => "senyra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16818
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1440
    "inscrito_id" => 914
    "titulo" => "PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “CINEDUC: ARTICULANDO CINEMA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO”"
    "resumo" => "Referenciados como atividades recreativas e desinteressadas, os filmes são escassamente exibidos nas salas de aulas da educação básica, quando isso acontece , são apresentados como complemento dos conteúdos, sem uma abordagem que siga orientações de hermenêutica das imagens e orientações didáticas de trabalho pedagógico com imagens animadas. Uma integração mais satisfatória aos planejamentos de ensino requereria uma valorização dos filmes como objeto de investigação e como recurso didático em si, da mesma maneira que uma formação para o uso pedagógico de filmes oportunizaria a dinamização das atividades educacionais em espaços formativos da educação básica. No escopo de superar essas dificuldades, desde Novembro de 2013, promovemos dois Ciclos de palestras e dois cursos de extensão no Campus de Bodocongó da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para os professores da educação básica e os graduandos em licenciaturas dentro das ações do projeto de extensão “Cineduc: Articulando Cinema, História e Educação”. O projeto teve como público alvo os professores da educação básica e os alunos das licenciaturas da área de ciências humanas da UEPB, mais destacadamente Pedagogia, História e Letras, resultando em,duzentos e vinte (220) inscrições para o “I Ciclo de Palestras Sobre Cinema e História da Educação” e noventa e sete (97) inscrições para o II Ciclo de Palestras, bem como, sessenta e três (63) inscrições para o I curso de extensão “Cinema & História da Educação” e vinte e três (23) para o II Curso de extensão “Cinema e História da Educação”. Com a pretensão de oferecer uma formação continuada e permanente pela oferta de discussão e metodologias diferenciadas e inovadoras não contempladas na formação inicial dos participantes, as atividades promovidas contribuíram com o fortalecimento da formação continuada dos professores. Assim, oportunizamos a formação complementar para os licenciandos de História e outros cursos, tendo em vista que os currículos das licenciaturas não possuem disciplinas específicas de estudo da imagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FILMES HISTÓRICOS, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID914_06092015161050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SENYRA M CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "SENYRA CAVALCANT"
    "autor_email" => "senyra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Referenciados como atividades recreativas e desinteressadas, os filmes são escassamente exibidos nas salas de aulas da educação básica, quando isso acontece , são apresentados como complemento dos conteúdos, sem uma abordagem que siga orientações de hermenêutica das imagens e orientações didáticas de trabalho pedagógico com imagens animadas. Uma integração mais satisfatória aos planejamentos de ensino requereria uma valorização dos filmes como objeto de investigação e como recurso didático em si, da mesma maneira que uma formação para o uso pedagógico de filmes oportunizaria a dinamização das atividades educacionais em espaços formativos da educação básica. No escopo de superar essas dificuldades, desde Novembro de 2013, promovemos dois Ciclos de palestras e dois cursos de extensão no Campus de Bodocongó da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para os professores da educação básica e os graduandos em licenciaturas dentro das ações do projeto de extensão “Cineduc: Articulando Cinema, História e Educação”. O projeto teve como público alvo os professores da educação básica e os alunos das licenciaturas da área de ciências humanas da UEPB, mais destacadamente Pedagogia, História e Letras, resultando em,duzentos e vinte (220) inscrições para o “I Ciclo de Palestras Sobre Cinema e História da Educação” e noventa e sete (97) inscrições para o II Ciclo de Palestras, bem como, sessenta e três (63) inscrições para o I curso de extensão “Cinema & História da Educação” e vinte e três (23) para o II Curso de extensão “Cinema e História da Educação”. Com a pretensão de oferecer uma formação continuada e permanente pela oferta de discussão e metodologias diferenciadas e inovadoras não contempladas na formação inicial dos participantes, as atividades promovidas contribuíram com o fortalecimento da formação continuada dos professores. Assim, oportunizamos a formação complementar para os licenciandos de História e outros cursos, tendo em vista que os currículos das licenciaturas não possuem disciplinas específicas de estudo da imagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.