Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FONTES HISTÓRICAS: POR UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, DOCUMENTO HISTÓRICO, POSSIBILIDADES, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16042
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2127
    "inscrito_id" => 3671
    "titulo" => "FONTES HISTÓRICAS: POR UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O presente trabalho pretende abordar as fontes de pesquisas, em especial os documentos, como ferramentas facilitadoras no processo ensino-aprendizagem mediadas pelo uso de professores e professoras de história em sala de aula.As fotografias, cartas manuscritas, certidões de nascimentos, jornais, revistas de épocas, diários pessoais, receitas culinárias, dentre outros, são possíveis fontes capazes de dar suporte às aulas, além de atrair a atenção, possivelmente desenvolver resultados satisfatórios e aproximar as produções de conhecimentos históricos à realidade dos educando, pois despertar discussões acerca desse assunto é de extrema importância. Diante disso, para chegarmos a essas conclusões foi necessário o aprofundamento de conhecimentos através de fontes bibliográficas(revistas, artigos e livros) de onde foram extraídas informações, opiniões, citações e conceitos, por meio de uma leitura minuciosamente trabalhada, visando alcançar reflexões sobre as possibilidades no ensino de história e as novas abordagens relacionadas ao uso de documentos para tornar as aulas e os conteúdos mais compreensíveis e consequentemente produtivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, DOCUMENTO HISTÓRICO, POSSIBILIDADES, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID3671_08092015194717.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MÁRCIA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "ANA MÁRCIA"
    "autor_email" => "marciamaciel29@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16042
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2127
    "inscrito_id" => 3671
    "titulo" => "FONTES HISTÓRICAS: POR UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O presente trabalho pretende abordar as fontes de pesquisas, em especial os documentos, como ferramentas facilitadoras no processo ensino-aprendizagem mediadas pelo uso de professores e professoras de história em sala de aula.As fotografias, cartas manuscritas, certidões de nascimentos, jornais, revistas de épocas, diários pessoais, receitas culinárias, dentre outros, são possíveis fontes capazes de dar suporte às aulas, além de atrair a atenção, possivelmente desenvolver resultados satisfatórios e aproximar as produções de conhecimentos históricos à realidade dos educando, pois despertar discussões acerca desse assunto é de extrema importância. Diante disso, para chegarmos a essas conclusões foi necessário o aprofundamento de conhecimentos através de fontes bibliográficas(revistas, artigos e livros) de onde foram extraídas informações, opiniões, citações e conceitos, por meio de uma leitura minuciosamente trabalhada, visando alcançar reflexões sobre as possibilidades no ensino de história e as novas abordagens relacionadas ao uso de documentos para tornar as aulas e os conteúdos mais compreensíveis e consequentemente produtivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, DOCUMENTO HISTÓRICO, POSSIBILIDADES, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID3671_08092015194717.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MÁRCIA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "ANA MÁRCIA"
    "autor_email" => "marciamaciel29@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho pretende abordar as fontes de pesquisas, em especial os documentos, como ferramentas facilitadoras no processo ensino-aprendizagem mediadas pelo uso de professores e professoras de história em sala de aula.As fotografias, cartas manuscritas, certidões de nascimentos, jornais, revistas de épocas, diários pessoais, receitas culinárias, dentre outros, são possíveis fontes capazes de dar suporte às aulas, além de atrair a atenção, possivelmente desenvolver resultados satisfatórios e aproximar as produções de conhecimentos históricos à realidade dos educando, pois despertar discussões acerca desse assunto é de extrema importância. Diante disso, para chegarmos a essas conclusões foi necessário o aprofundamento de conhecimentos através de fontes bibliográficas(revistas, artigos e livros) de onde foram extraídas informações, opiniões, citações e conceitos, por meio de uma leitura minuciosamente trabalhada, visando alcançar reflexões sobre as possibilidades no ensino de história e as novas abordagens relacionadas ao uso de documentos para tornar as aulas e os conteúdos mais compreensíveis e consequentemente produtivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.