O ENSINO DA GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA: O QUE PREVALECE NAS PRÁTICAS DOCENTES ATUAIS?
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O objetivo desse trabalho é identificar qual concepção gramatical é proposta em um livro didático de Língua Portuguesa para ser trabalhada com os alunos. Quanto à metodologia fizemos análise de um livro didático de uma escola pública estadual, da cidade de Governador Dix-Sept Rosado – RN, direcionado aos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como foco: o ensino da gramática em sala de aula e a metodologia que vem empregada no livro didático para ser usada pelos docentes e o aprofundamento da concepção gramatical mais utilizada no âmbito escolar. Tomamos como base teórica os seguintes autores: Antunes (2003; 2007), Carlos M. Horcades (2007), França (2000), Possenti (2004) e Travaglia (1996). Trazendo também conceitos de concepções gramaticais mais conhecidas, relacionando com ensino atual, e mostrando a importância da gramática normativa para o desenvolvimento da língua materna, concepção essa que é indispensável dentro da sala de aula e da matriz curricular. 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