Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, SALA DE AULA, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15691
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 963
    "inscrito_id" => 6421
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Textos da literatura infantil podem permitir que a criança tenha acesso ao universo onde a imaginação é aflorada, permitindo-lhe que possa vivenciar, por meio da fantasia e do faz-de-conta diferentes sentimentos e emoções; por isso, é tão importante que o professor possibilite a seus alunos momentos de leitura a partir dos textos literários. A partir dessa compreensão, este artigo objetiva descrever quais podem ser as principais contribuições de textos da literatura infantil para educadores que lecionam na Educação Infantil. Este trabalho diz respeito a uma pesquisa de campo do tipo descritivo de abordagem qualitativa. Foi realizada na Escola Municipal Professor Rubem Amorim Araújo e Escola Municipal Maroquinha, com a colaboração de cinco professores que lecionam na Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados e interpretados a partir da perspectiva de Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados deste estudo indicam que é possível ao professor obter êxito quando se pretende desenvolver um trabalho pedagógico com alunos da Educação Infantil por intermédio de textos da literatura infantil. Por fim, neste estudo, pudemos concluir que os professores consideram importante fazer um planejamento adequado sobre as obras literárias que serão utilizadas em sala de aula com as crianças, levando em consideração o desenvolvimento cognitivo da criança. Além disso, ainda ressaltam a importância de trabalhar com os alunos questões sobre valores morais a partir da leitura de textos da literatura infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SALA DE AULA, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID6421_20082015152943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERTINA MARÍLIA ALVES GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GUEDES"
    "autor_email" => "albertina.guedes@ifsertao"
    "autor_ies" => "IF SERTÂO PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15691
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 963
    "inscrito_id" => 6421
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Textos da literatura infantil podem permitir que a criança tenha acesso ao universo onde a imaginação é aflorada, permitindo-lhe que possa vivenciar, por meio da fantasia e do faz-de-conta diferentes sentimentos e emoções; por isso, é tão importante que o professor possibilite a seus alunos momentos de leitura a partir dos textos literários. A partir dessa compreensão, este artigo objetiva descrever quais podem ser as principais contribuições de textos da literatura infantil para educadores que lecionam na Educação Infantil. Este trabalho diz respeito a uma pesquisa de campo do tipo descritivo de abordagem qualitativa. Foi realizada na Escola Municipal Professor Rubem Amorim Araújo e Escola Municipal Maroquinha, com a colaboração de cinco professores que lecionam na Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados e interpretados a partir da perspectiva de Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados deste estudo indicam que é possível ao professor obter êxito quando se pretende desenvolver um trabalho pedagógico com alunos da Educação Infantil por intermédio de textos da literatura infantil. Por fim, neste estudo, pudemos concluir que os professores consideram importante fazer um planejamento adequado sobre as obras literárias que serão utilizadas em sala de aula com as crianças, levando em consideração o desenvolvimento cognitivo da criança. Além disso, ainda ressaltam a importância de trabalhar com os alunos questões sobre valores morais a partir da leitura de textos da literatura infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SALA DE AULA, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID6421_20082015152943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERTINA MARÍLIA ALVES GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GUEDES"
    "autor_email" => "albertina.guedes@ifsertao"
    "autor_ies" => "IF SERTÂO PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Textos da literatura infantil podem permitir que a criança tenha acesso ao universo onde a imaginação é aflorada, permitindo-lhe que possa vivenciar, por meio da fantasia e do faz-de-conta diferentes sentimentos e emoções; por isso, é tão importante que o professor possibilite a seus alunos momentos de leitura a partir dos textos literários. A partir dessa compreensão, este artigo objetiva descrever quais podem ser as principais contribuições de textos da literatura infantil para educadores que lecionam na Educação Infantil. Este trabalho diz respeito a uma pesquisa de campo do tipo descritivo de abordagem qualitativa. Foi realizada na Escola Municipal Professor Rubem Amorim Araújo e Escola Municipal Maroquinha, com a colaboração de cinco professores que lecionam na Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados e interpretados a partir da perspectiva de Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados deste estudo indicam que é possível ao professor obter êxito quando se pretende desenvolver um trabalho pedagógico com alunos da Educação Infantil por intermédio de textos da literatura infantil. Por fim, neste estudo, pudemos concluir que os professores consideram importante fazer um planejamento adequado sobre as obras literárias que serão utilizadas em sala de aula com as crianças, levando em consideração o desenvolvimento cognitivo da criança. Além disso, ainda ressaltam a importância de trabalhar com os alunos questões sobre valores morais a partir da leitura de textos da literatura infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.