Este trabalho faz uma análise das práticas instrucionais desenvolvidas pelo Collégio de Educandos e Artífices da Parahyba do Norte entre os anos de 1865 e 1874. A referida instituição foi criada por Lei Provincial no ano de 1859 e tinha por objetivo prestar instrução de primeiras letras e dar formação voltada para o trabalho às crianças desvalidas da província. No estudo dessa instituição buscamos responder aos seguintes questionamentos: Quem eram as crianças que ingressavam no Colégio? De onde advinham os recursos para a manutenção da instituição? Quais os reais interesses do governo provincial ao criá-la? Quais demandas sociais e econômicas motivaram a sua criação? A criação dessa instituição foi idéia dos dirigentes locais ou já havia experiências em outras províncias? Utilizados como fontes os documentos referentes ao Collégio de Educandos Artífices pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico do Estado da Paraíba – FUNESC, como também livros e artigos que tratam sobre o tema. A análise realizada a partir das referidas fontes nos permitiu perceber as relações existentes entre os aspectos interiores (cultura escolar) e exteriores ao Collégio de Educado e Artífices. Em nossas considerações finais indicamos a importância que teve essa instituição para o desenvolvimento de ofícios destinados à formação da infância desvalida na Parahyba do Norte, no oitocentos, e que foi compartilhada por governantes, dirigentes e pais de educandos no que concerne a formação que prestava.