AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15487 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1731 "inscrito_id" => 3731 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A prática docente é permeada por atribuições que conferem ao professor habilidades e saberes que fomentam o fazer docente. O estágio supervisionado, por sua vez, viabiliza o contato direto nos espaços de atuação para procedimentos de pesquisa, análise e prática que permitem a construção de uma identidade profissional e a reflexão diante dos processos formativos. Como espaço de excelência ao ser e fazer profissional, este componente curricular permite uma etapa significativa para aprendizagem dos formandos. Diante disso, o principal objetivo desse trabalho é relatar as experiências teórico-práticas, propiciadas pelas atividades inerentes ao componente curricular Estágio Supervisionado II que ocorreram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da rede municipal de ensino da cidade de Mossoró- RN. Esta pesquisa tem como percurso metodológico um estudo bibliográfico pautado em pesquisas de autores como: Saviani (2005), Weffort (1996), Freire (1996), Pimenta e Lima (2012). Além disso, se configura como um relato de experiência por descrever aspectos vivenciados na observação e regência, etapas inerentes ao estágio no curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Como resultados, ressaltamos que a pesquisa, em geral, nos permitiu perceber aspectos relevantes que acendem sobre a formação docente, diferentes enfoques. Assim, consideramos esse momento, um processo de sucessivas descobertas e aprendizagens que agregam saberes/fazeres à postura profissional, permitindo refletir, pesquisar e aprimorar conhecimentos diante das problemáticas existentes no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3731_08092015093043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEURIVANIA MOURA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "NEURIVANIA" "autor_email" => "neuryandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15487 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1731 "inscrito_id" => 3731 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A prática docente é permeada por atribuições que conferem ao professor habilidades e saberes que fomentam o fazer docente. O estágio supervisionado, por sua vez, viabiliza o contato direto nos espaços de atuação para procedimentos de pesquisa, análise e prática que permitem a construção de uma identidade profissional e a reflexão diante dos processos formativos. Como espaço de excelência ao ser e fazer profissional, este componente curricular permite uma etapa significativa para aprendizagem dos formandos. Diante disso, o principal objetivo desse trabalho é relatar as experiências teórico-práticas, propiciadas pelas atividades inerentes ao componente curricular Estágio Supervisionado II que ocorreram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da rede municipal de ensino da cidade de Mossoró- RN. Esta pesquisa tem como percurso metodológico um estudo bibliográfico pautado em pesquisas de autores como: Saviani (2005), Weffort (1996), Freire (1996), Pimenta e Lima (2012). Além disso, se configura como um relato de experiência por descrever aspectos vivenciados na observação e regência, etapas inerentes ao estágio no curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Como resultados, ressaltamos que a pesquisa, em geral, nos permitiu perceber aspectos relevantes que acendem sobre a formação docente, diferentes enfoques. Assim, consideramos esse momento, um processo de sucessivas descobertas e aprendizagens que agregam saberes/fazeres à postura profissional, permitindo refletir, pesquisar e aprimorar conhecimentos diante das problemáticas existentes no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3731_08092015093043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEURIVANIA MOURA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "NEURIVANIA" "autor_email" => "neuryandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }