EXPERIÊNCIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES E PAINÉIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16028 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2134 "inscrito_id" => 1764 "titulo" => "EXPERIÊNCIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES E PAINÉIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo abordará a temática de como utilizar de recursos didáticos como maquetes e painéis para melhor compreensão do conteúdo “Estrutura Geológica e Relevo”. A experiência foi desenvolvida com turmas do 1º ano do Ensino Médio, turno da manhã, atendidas pelo projeto PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, Campina Grande- PB. O objetivo da utilização de recursos didáticos consiste em proporcionar aos alunos uma melhor compreensão acerca dos conteúdos geográficos, neste caso, permitindo uma visão vertical do relevo a partir das maquetes, seguida da confecção de painéis. Trata-se de recursos simples, mas que representam formas dinâmicas e viáveis para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem geográfico, uma vez que o aluno participa ativamente das etapas da construção do conhecimento. Ficou comprovada a intensa participação dos alunos no desenvolvimento das atividades, assim como maior interesse na compreensão teórica da dinâmica do relevo. Tal desempenho dos alunos comprova a necessidade de utilização de recursos no ensino de Geografia para que a mesma, tida por muitos enquanto disciplina escolar caracterizada pela memorização e enciclopedismo, possa fazer do aluno um ser crítico e pensante, saindo do tradicionalismo do livro didático, a fim de interagir com os alunos para que eles sintam atraídos por todo esse processo de ensino e exterminem a ideia de que a Geografia é uma disciplina apenas utilizada com fim no currículo escolar, sem nenhuma utilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, MAQUETES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID1764_08092015195254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO ANTONIO DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RICARDO ANTÔNIO" "autor_email" => "ricardo_cgpiox@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16028 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2134 "inscrito_id" => 1764 "titulo" => "EXPERIÊNCIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES E PAINÉIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo abordará a temática de como utilizar de recursos didáticos como maquetes e painéis para melhor compreensão do conteúdo “Estrutura Geológica e Relevo”. A experiência foi desenvolvida com turmas do 1º ano do Ensino Médio, turno da manhã, atendidas pelo projeto PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, Campina Grande- PB. O objetivo da utilização de recursos didáticos consiste em proporcionar aos alunos uma melhor compreensão acerca dos conteúdos geográficos, neste caso, permitindo uma visão vertical do relevo a partir das maquetes, seguida da confecção de painéis. Trata-se de recursos simples, mas que representam formas dinâmicas e viáveis para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem geográfico, uma vez que o aluno participa ativamente das etapas da construção do conhecimento. Ficou comprovada a intensa participação dos alunos no desenvolvimento das atividades, assim como maior interesse na compreensão teórica da dinâmica do relevo. Tal desempenho dos alunos comprova a necessidade de utilização de recursos no ensino de Geografia para que a mesma, tida por muitos enquanto disciplina escolar caracterizada pela memorização e enciclopedismo, possa fazer do aluno um ser crítico e pensante, saindo do tradicionalismo do livro didático, a fim de interagir com os alunos para que eles sintam atraídos por todo esse processo de ensino e exterminem a ideia de que a Geografia é uma disciplina apenas utilizada com fim no currículo escolar, sem nenhuma utilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, MAQUETES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID1764_08092015195254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO ANTONIO DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RICARDO ANTÔNIO" "autor_email" => "ricardo_cgpiox@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }