O presente artigo abordará a temática de como utilizar de recursos didáticos como maquetes e painéis para melhor compreensão do conteúdo “Estrutura Geológica e Relevo”. A experiência foi desenvolvida com turmas do 1º ano do Ensino Médio, turno da manhã, atendidas pelo projeto PIBID/CAPES/UEPB, Subprojeto de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, Campina Grande- PB. O objetivo da utilização de recursos didáticos consiste em proporcionar aos alunos uma melhor compreensão acerca dos conteúdos geográficos, neste caso, permitindo uma visão vertical do relevo a partir das maquetes, seguida da confecção de painéis. Trata-se de recursos simples, mas que representam formas dinâmicas e viáveis para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem geográfico, uma vez que o aluno participa ativamente das etapas da construção do conhecimento. Ficou comprovada a intensa participação dos alunos no desenvolvimento das atividades, assim como maior interesse na compreensão teórica da dinâmica do relevo. Tal desempenho dos alunos comprova a necessidade de utilização de recursos no ensino de Geografia para que a mesma, tida por muitos enquanto disciplina escolar caracterizada pela memorização e enciclopedismo, possa fazer do aluno um ser crítico e pensante, saindo do tradicionalismo do livro didático, a fim de interagir com os alunos para que eles sintam atraídos por todo esse processo de ensino e exterminem a ideia de que a Geografia é uma disciplina apenas utilizada com fim no currículo escolar, sem nenhuma utilidade.