Este artigo trata de reflexão sobre uma atividade planejada e executada no laboratório de matemática da UEPB, Campus VI, Monteiro com alunos da 5º ano de uma escola da rede pública. Na modalidade de minicurso, essa atividade esteve calcada em um contexto que enfatizasse a realidade do dia a dia dos alunos, reproduzindo-o dentro da sala de aula de matemática. A atividade utilizada durante este minicurso é do banco de atividades construídas no âmbito do PIBID. Para que eles pudessem compreender o conteúdo matemático, sua utilidade e importância. Simulamos a relação de compra e venda de mercadorias equipados com dinheiro e moedas (material concreto). A aplicação da atividade mostrou que o material concreto vinculado ao contexto social dos alunos foi um fator decisivo para o sucesso dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Nesse sentido, vamos recorrer à luz da literatura para contribuir com o debate sobre o ensino da matemática com destaque para essas possibilidades, em particular, o uso de material concreto e as contextualizações como práticas saudáveis para aqueles que cotejam um ensino e aprendizagem de melhor qualidade nas salas de aula. Veremos também a grande importância da contextualização para o ensino da matemática com uma abordagem dos PCN’S.