Alguns conteúdos na área de ciências e biologia são de difícil compreensão pois não são visíveis a olho nu e estas dificuldades mostram-se também desafiadores para os professores. Com isso, é importante a utilização de métodos lúdicos como componente no processo de ensino além de ser motivador para a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo explorar o potencial didático que a utilização de paródias tem como alternativa para o melhoramento no processo de ensino aprendizagem, neste caso o estudo dos micro-organismos. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN, que participaram da Oficina de Microbiologia realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após a apresentação das paródias, pudemos observar a participação ativa dos alunos durante as apresentações, cantando e dançando junto com os monitores e professores, contribuindo para que memorizassem e fizessem correlação das letras cantadas com o conteúdo ministrado. O uso de métodos alternativos de ensino-aprendizagem, que fogem das ferramentas tradicionais, muitas vezes desmotivadoras, possibilita ao aluno ver o conteúdo sobre um novo olhar despertando seu interesse em aprender. Constatou-se que a utilização de paródias é um método dinâmico e inovador tanto para o aluno quanto para o professor.