UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17097 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1649 "inscrito_id" => 3485 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA" "resumo" => "Alguns conteúdos na área de ciências e biologia são de difícil compreensão pois não são visíveis a olho nu e estas dificuldades mostram-se também desafiadores para os professores. Com isso, é importante a utilização de métodos lúdicos como componente no processo de ensino além de ser motivador para a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo explorar o potencial didático que a utilização de paródias tem como alternativa para o melhoramento no processo de ensino aprendizagem, neste caso o estudo dos micro-organismos. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN, que participaram da Oficina de Microbiologia realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após a apresentação das paródias, pudemos observar a participação ativa dos alunos durante as apresentações, cantando e dançando junto com os monitores e professores, contribuindo para que memorizassem e fizessem correlação das letras cantadas com o conteúdo ministrado. O uso de métodos alternativos de ensino-aprendizagem, que fogem das ferramentas tradicionais, muitas vezes desmotivadoras, possibilita ao aluno ver o conteúdo sobre um novo olhar despertando seu interesse em aprender. Constatou-se que a utilização de paródias é um método dinâmico e inovador tanto para o aluno quanto para o professor." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PARÓDIAS, MÉTODO LÚDICO, MICROBIOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "61489ba2cf976_20092021113306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2021-09-20 11:33:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA MADJA FERNANDES MEDEIROS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAYARA MADJA" "autor_email" => "mayara_madja@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17097 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1649 "inscrito_id" => 3485 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA" "resumo" => "Alguns conteúdos na área de ciências e biologia são de difícil compreensão pois não são visíveis a olho nu e estas dificuldades mostram-se também desafiadores para os professores. Com isso, é importante a utilização de métodos lúdicos como componente no processo de ensino além de ser motivador para a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo explorar o potencial didático que a utilização de paródias tem como alternativa para o melhoramento no processo de ensino aprendizagem, neste caso o estudo dos micro-organismos. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN, que participaram da Oficina de Microbiologia realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após a apresentação das paródias, pudemos observar a participação ativa dos alunos durante as apresentações, cantando e dançando junto com os monitores e professores, contribuindo para que memorizassem e fizessem correlação das letras cantadas com o conteúdo ministrado. O uso de métodos alternativos de ensino-aprendizagem, que fogem das ferramentas tradicionais, muitas vezes desmotivadoras, possibilita ao aluno ver o conteúdo sobre um novo olhar despertando seu interesse em aprender. Constatou-se que a utilização de paródias é um método dinâmico e inovador tanto para o aluno quanto para o professor." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PARÓDIAS, MÉTODO LÚDICO, MICROBIOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "61489ba2cf976_20092021113306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2021-09-20 11:33:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA MADJA FERNANDES MEDEIROS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAYARA MADJA" "autor_email" => "mayara_madja@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }