Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA

Palavra-chaves: PARÓDIAS, MÉTODO LÚDICO, MICROBIOLOGIA, ENSINO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17097
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1649
    "inscrito_id" => 3485
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA"
    "resumo" => "Alguns conteúdos na área de ciências e biologia são de difícil compreensão pois não são visíveis a olho nu e estas dificuldades mostram-se também desafiadores para os professores. Com isso, é importante a utilização de métodos lúdicos como componente no processo de ensino além de ser motivador para a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo explorar o potencial didático que a utilização de paródias tem como alternativa para o melhoramento no processo de ensino aprendizagem, neste caso o estudo dos micro-organismos. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN, que participaram da Oficina de Microbiologia realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após a apresentação das paródias, pudemos observar a participação ativa dos alunos durante as apresentações, cantando e dançando junto com os monitores e professores, contribuindo para que memorizassem e fizessem correlação das letras cantadas com o conteúdo ministrado. O uso de métodos alternativos de ensino-aprendizagem, que fogem das ferramentas tradicionais, muitas vezes desmotivadoras, possibilita ao aluno ver o conteúdo sobre um novo olhar despertando seu interesse em aprender. Constatou-se que a utilização de paródias é um método dinâmico e inovador tanto para o aluno quanto para o professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PARÓDIAS, MÉTODO LÚDICO, MICROBIOLOGIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "61489ba2cf976_20092021113306.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2021-09-20 11:33:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA MADJA FERNANDES MEDEIROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA MADJA"
    "autor_email" => "mayara_madja@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17097
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1649
    "inscrito_id" => 3485
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA"
    "resumo" => "Alguns conteúdos na área de ciências e biologia são de difícil compreensão pois não são visíveis a olho nu e estas dificuldades mostram-se também desafiadores para os professores. Com isso, é importante a utilização de métodos lúdicos como componente no processo de ensino além de ser motivador para a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo explorar o potencial didático que a utilização de paródias tem como alternativa para o melhoramento no processo de ensino aprendizagem, neste caso o estudo dos micro-organismos. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN, que participaram da Oficina de Microbiologia realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após a apresentação das paródias, pudemos observar a participação ativa dos alunos durante as apresentações, cantando e dançando junto com os monitores e professores, contribuindo para que memorizassem e fizessem correlação das letras cantadas com o conteúdo ministrado. O uso de métodos alternativos de ensino-aprendizagem, que fogem das ferramentas tradicionais, muitas vezes desmotivadoras, possibilita ao aluno ver o conteúdo sobre um novo olhar despertando seu interesse em aprender. Constatou-se que a utilização de paródias é um método dinâmico e inovador tanto para o aluno quanto para o professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PARÓDIAS, MÉTODO LÚDICO, MICROBIOLOGIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "61489ba2cf976_20092021113306.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2021-09-20 11:33:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA MADJA FERNANDES MEDEIROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA MADJA"
    "autor_email" => "mayara_madja@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Alguns conteúdos na área de ciências e biologia são de difícil compreensão pois não são visíveis a olho nu e estas dificuldades mostram-se também desafiadores para os professores. Com isso, é importante a utilização de métodos lúdicos como componente no processo de ensino além de ser motivador para a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo explorar o potencial didático que a utilização de paródias tem como alternativa para o melhoramento no processo de ensino aprendizagem, neste caso o estudo dos micro-organismos. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Natal/RN, que participaram da Oficina de Microbiologia realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após a apresentação das paródias, pudemos observar a participação ativa dos alunos durante as apresentações, cantando e dançando junto com os monitores e professores, contribuindo para que memorizassem e fizessem correlação das letras cantadas com o conteúdo ministrado. O uso de métodos alternativos de ensino-aprendizagem, que fogem das ferramentas tradicionais, muitas vezes desmotivadoras, possibilita ao aluno ver o conteúdo sobre um novo olhar despertando seu interesse em aprender. Constatou-se que a utilização de paródias é um método dinâmico e inovador tanto para o aluno quanto para o professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.