Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO INTRODUTÓRIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICA DE PERMANÊNCIA AOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NOS CURSOS DO CAMPUS DE MONTEIRO PELA POLÍTICA DE RESERVA DE VAGA DA UEPB.

Palavra-chaves: UEPB, RESERVA DE VAGAS, DESEMPENHO ACADÊMICO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16020
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2315
    "inscrito_id" => 3045
    "titulo" => "ESTUDO INTRODUTÓRIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICA DE PERMANÊNCIA AOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NOS CURSOS DO CAMPUS DE MONTEIRO PELA POLÍTICA DE RESERVA DE VAGA DA UEPB."
    "resumo" => "O estudo teve como objetivo identificar o perfil dos alunos matriculados nos cursos de Matemática, Letras, e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Campus de Monteiro da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Como também o desempenho acadêmico desses estudantes que ingressaram pelo sistema de reserva de vagas. O presente estudo realizado no período de 2013 nos permitiu verificar que a maioria dos alunos nos cursos analisados ingressaram nos cursos oferecidos por este centro através do vestibular na cota universal e a minoria pelo sistema de reserva de vagas. De acordo com a autodenominação da cor de pele, mais da metade dos alunos matriculados nos três cursos declararam ter cor branca ou parda e a minoria cor de pele negra. O maior percentual dos alunos pesquisados, não tem filhos. Quando analisamos o estabelecimento de ensino que o aluno cursou o ensino fundamental e médio, no curso de Ciências Contábeis e Letras, a maioria dos ingressantes cursou somente na rede pública, enquanto os do curso de Matemática cursaram somente na rede privada em sua maioria. Na avaliação do desempenho acadêmico dos alunos de Ciências Contábeis, um único cotista foi avaliado, nesse caso impossibilitando a análise. Já os cotistas do curso de Matemática apresentaram um desempenho regular, e os de Letras o desempenho dos cotistas foi considerado bom."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "UEPB, RESERVA DE VAGAS, DESEMPENHO ACADÊMICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID3045_08092015225450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA OLIVEIRA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "MORGANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "morganabiologia@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16020
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2315
    "inscrito_id" => 3045
    "titulo" => "ESTUDO INTRODUTÓRIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICA DE PERMANÊNCIA AOS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NOS CURSOS DO CAMPUS DE MONTEIRO PELA POLÍTICA DE RESERVA DE VAGA DA UEPB."
    "resumo" => "O estudo teve como objetivo identificar o perfil dos alunos matriculados nos cursos de Matemática, Letras, e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Campus de Monteiro da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Como também o desempenho acadêmico desses estudantes que ingressaram pelo sistema de reserva de vagas. O presente estudo realizado no período de 2013 nos permitiu verificar que a maioria dos alunos nos cursos analisados ingressaram nos cursos oferecidos por este centro através do vestibular na cota universal e a minoria pelo sistema de reserva de vagas. De acordo com a autodenominação da cor de pele, mais da metade dos alunos matriculados nos três cursos declararam ter cor branca ou parda e a minoria cor de pele negra. O maior percentual dos alunos pesquisados, não tem filhos. Quando analisamos o estabelecimento de ensino que o aluno cursou o ensino fundamental e médio, no curso de Ciências Contábeis e Letras, a maioria dos ingressantes cursou somente na rede pública, enquanto os do curso de Matemática cursaram somente na rede privada em sua maioria. Na avaliação do desempenho acadêmico dos alunos de Ciências Contábeis, um único cotista foi avaliado, nesse caso impossibilitando a análise. Já os cotistas do curso de Matemática apresentaram um desempenho regular, e os de Letras o desempenho dos cotistas foi considerado bom."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "UEPB, RESERVA DE VAGAS, DESEMPENHO ACADÊMICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID3045_08092015225450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA OLIVEIRA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "MORGANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "morganabiologia@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar o perfil dos alunos matriculados nos cursos de Matemática, Letras, e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Campus de Monteiro da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Como também o desempenho acadêmico desses estudantes que ingressaram pelo sistema de reserva de vagas. O presente estudo realizado no período de 2013 nos permitiu verificar que a maioria dos alunos nos cursos analisados ingressaram nos cursos oferecidos por este centro através do vestibular na cota universal e a minoria pelo sistema de reserva de vagas. De acordo com a autodenominação da cor de pele, mais da metade dos alunos matriculados nos três cursos declararam ter cor branca ou parda e a minoria cor de pele negra. O maior percentual dos alunos pesquisados, não tem filhos. Quando analisamos o estabelecimento de ensino que o aluno cursou o ensino fundamental e médio, no curso de Ciências Contábeis e Letras, a maioria dos ingressantes cursou somente na rede pública, enquanto os do curso de Matemática cursaram somente na rede privada em sua maioria. Na avaliação do desempenho acadêmico dos alunos de Ciências Contábeis, um único cotista foi avaliado, nesse caso impossibilitando a análise. Já os cotistas do curso de Matemática apresentaram um desempenho regular, e os de Letras o desempenho dos cotistas foi considerado bom.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.