O objetivo desse trabalho é possibilitar um diálogo sobre o papel da escola na sociedade contemporânea, refletindo a respeito das formas de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas dentro do contexto das novas tecnologias. A escola do século XXI passa a ter o desafio de acompanhar as mudanças sociais, que em meio às tecnologias têm modificado as culturas e as relações interpessoal e intrapessoal com uma velocidade até então inimaginável. O presente trabalho contribui para se pensar sobre a função da escola na contemporaneidade e das crises que esta enfrenta em relação ao conhecimento. Pretende-se também possibilitar e ampliar a visão sobre os interesses políticos e econômicos que permeiam as instituições de ensino e que têm alterado a prática do professor e seu ofício; o modelo e o objetivo da educação. Este estudo é de natureza bibliográfica e apresenta resultados parciais da pesquisa “Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica”, desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PropEd) e do Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia foi a revisão bibliográfica a partir do acesso e análise de estudos que abordam a temática de tecnologia e educação. Espera-se, através desse trabalho, contribuir com o meio acadêmico na reflexão acerca da situação educacional brasileira.