Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES ACERCA DA INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: ESCOLA, TECNOLOGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Fundamentos da Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15117
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2525
    "inscrito_id" => 7068
    "titulo" => "A ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES ACERCA DA INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é possibilitar um diálogo sobre o papel da escola na sociedade contemporânea, refletindo a respeito das formas de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas dentro do contexto das novas tecnologias. A escola do século XXI passa a ter o desafio de acompanhar as mudanças sociais, que em meio às tecnologias têm modificado as culturas e as relações interpessoal e intrapessoal com uma velocidade até então inimaginável. O presente trabalho contribui para se pensar sobre a função da escola na contemporaneidade e das crises que esta enfrenta em relação ao conhecimento. Pretende-se também possibilitar e ampliar a visão sobre os interesses políticos e econômicos que permeiam as instituições de ensino e que têm alterado a prática do professor e seu ofício; o modelo e o objetivo da educação. Este estudo é de natureza bibliográfica e apresenta resultados parciais da pesquisa “Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica”, desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PropEd) e  do Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia foi a revisão bibliográfica a partir do acesso e análise de estudos que abordam a temática de tecnologia e educação. Espera-se, através desse trabalho, contribuir com o meio acadêmico na reflexão acerca da situação educacional brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, TECNOLOGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID7068_09092015134720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA LINHARES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA LINHARES"
    "autor_email" => "julinharesoliveira@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15117
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2525
    "inscrito_id" => 7068
    "titulo" => "A ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES ACERCA DA INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é possibilitar um diálogo sobre o papel da escola na sociedade contemporânea, refletindo a respeito das formas de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas dentro do contexto das novas tecnologias. A escola do século XXI passa a ter o desafio de acompanhar as mudanças sociais, que em meio às tecnologias têm modificado as culturas e as relações interpessoal e intrapessoal com uma velocidade até então inimaginável. O presente trabalho contribui para se pensar sobre a função da escola na contemporaneidade e das crises que esta enfrenta em relação ao conhecimento. Pretende-se também possibilitar e ampliar a visão sobre os interesses políticos e econômicos que permeiam as instituições de ensino e que têm alterado a prática do professor e seu ofício; o modelo e o objetivo da educação. Este estudo é de natureza bibliográfica e apresenta resultados parciais da pesquisa “Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica”, desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PropEd) e  do Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia foi a revisão bibliográfica a partir do acesso e análise de estudos que abordam a temática de tecnologia e educação. Espera-se, através desse trabalho, contribuir com o meio acadêmico na reflexão acerca da situação educacional brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, TECNOLOGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID7068_09092015134720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA LINHARES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA LINHARES"
    "autor_email" => "julinharesoliveira@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O objetivo desse trabalho é possibilitar um diálogo sobre o papel da escola na sociedade contemporânea, refletindo a respeito das formas de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas dentro do contexto das novas tecnologias. A escola do século XXI passa a ter o desafio de acompanhar as mudanças sociais, que em meio às tecnologias têm modificado as culturas e as relações interpessoal e intrapessoal com uma velocidade até então inimaginável. O presente trabalho contribui para se pensar sobre a função da escola na contemporaneidade e das crises que esta enfrenta em relação ao conhecimento. Pretende-se também possibilitar e ampliar a visão sobre os interesses políticos e econômicos que permeiam as instituições de ensino e que têm alterado a prática do professor e seu ofício; o modelo e o objetivo da educação. Este estudo é de natureza bibliográfica e apresenta resultados parciais da pesquisa “Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica”, desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PropEd) e do Núcleo de Etnografia em Educação (netEDU), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia foi a revisão bibliográfica a partir do acesso e análise de estudos que abordam a temática de tecnologia e educação. Espera-se, através desse trabalho, contribuir com o meio acadêmico na reflexão acerca da situação educacional brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.